TESES E DISSERTAÇÕES EM ANÁLISE DO COMPORTAMENTO E EDUCAÇÃO NO BRASIL – De 1970 a 2002
DOI :
https://doi.org/10.17648/educare.v12i25.18432Résumé
O presente trabalho teve o objetivo de analisar
características das teses e dissertações brasileiras com temática
educacional no período de 1970-2002. Foram analisados 282
resumos (216 dissertações e 66 teses) encontrados a partir de
pesquisa em 20 programas de pós-graduação de 13 instituições
onde haveria maior probabilidade de serem encontrados
trabalhos na abordagem, a partir de categorias previamente
extraídas da literatura da área e passíveis de análise nesse tipo de
material. Os orientadores que mais orientaram ao longo do
período foram Geraldina Porto Witter, Carolina Bori e Maria
Amélia Matos. A maior contribuição é advinda de programas
alocados na USP SP, UFSCAR e PUC SP, com forte concentração
da contribuição na região sudeste. Os trabalhos são
predominantemente empíricos (experimentais e descritivos)
com privilégio dos experimentais. O setting mais utilizado é a
situação escolar e dentre os temas escolhidos a maior
concentração é em “comportamentos ou habilidades
acadêmicas” e “investigação sobre metodologia de ensino ou
procedimentos de ensino-aprendizagem”. Os participantes são,
na maior parte, alunos e a quantidade apresenta tendência
indenida. As modalidades de ensino mais contempladas nos
estudos são a educação fundamental, seguida da educação
especial, em quantidades praticamente iguais. Recomenda-se a
vericação de períodos mais recentes nesse tipo de produção e
em outras para vericação das tendências e possíveis modicação
nas mesmas.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.