PRAGMATIC TURN AND EDUCATION: IMPLICATIONS OF THE DEBATE BETWEEN RICHARD RORTY AND JÜRGEN HABERMAS
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v6i11.5125Keywords:
Virada pragmática, Neopragmatismo, Teoria pedagógica.Abstract
This research deals with the presence of the linguistic turn in the educational field. In order to achieve this goal, it approaches the discussion between two of the main responsible for the development of the linguistic turn in the Western philosophical discourse and who are nowadays involved in an important controversy about the question. These philosophers are Richard Rorty and Jürgen Habermas. After exposing the debate between them, particularly about the subject of truth, it extracts some consequences from it for the relation between theories and pedagogical practices in education.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.