A VIRADA PRAGMÁTICA E A EDUCAÇÃO: IMPLICAÇÕES DO DEBATE ENTRE RICHARD RORTY E JÜRGEN HABERMAS
DOI :
https://doi.org/10.17648/educare.v6i11.5125Mots-clés :
Virada pragmática, Neopragmatismo, Teoria pedagógica.Résumé
A pesquisa trata da presença da virada pragmática no campo educacional. Elege, para esse objetivo, a interlocução entre dois dos principais responsáveis pelo desenvolvimento da lingustic turn no discurso filosófico do Ocidente e que hoje estão envolvidos em uma importante disputa acerca da questão. São eles os filósofos Richard Rorty e Jürgen Habermas. Após expor o debate travado entre Rorty e Habermas, assumindo, como chave de leitura, a posição de ambos a respeito do tema da verdade, procura extrair algumas conseqüências para a relação entre as teorias e as práticas pedagógicas na educação.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.