PSYCHOANALYSIS AND EDUCATION OR PSYCHOANALYSIS AGAINST EDUCATION? PSYCHOANALYTIC CONSIDERATIONS ON SEXUALITY, AFFECTIVITY AND DESIRE TO LEARN
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v7i14.5381Keywords:
Afetividade, Sexualidade, Psicanálise, Educação, AprendizagemAbstract
The article is based on studies of hysteria, the discovery of the unconscious and of infantile sexuality to understand the relationship between affectivity and learning in the context of Freudian psychoanalytic theory. It covers the notion of subject (child), their development and psychological functioning, starting from the origin of the affections towards the importance of desire, the phenomenon of transference and sublimation for education. Establish dialogues between psychoanalytic concepts, as well as child and learning between the learning of family life and school learning. It points out the contributions of psychoanalysis and some prospects for pedagogical intervention in child’s education.Downloads
Published
19-10-2013
How to Cite
GAGLIOTTO, G. M.; BERTÉ, R.; DA LUZ, E.; DE OLIVEIRA - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ, G. C. PSYCHOANALYSIS AND EDUCATION OR PSYCHOANALYSIS AGAINST EDUCATION? PSYCHOANALYTIC CONSIDERATIONS ON SEXUALITY, AFFECTIVITY AND DESIRE TO LEARN. Educere et Educare, [S. l.], v. 7, n. 14, p. 109–125, 2013. DOI: 10.17648/educare.v7i14.5381. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/5381. Acesso em: 18 jul. 2024.
Issue
Section
Artigos e Ensaios
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.