PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO OU PSICANÁLISE DE ENCONTRO À EDUCAÇÃO? CONSIDERAÇÕES PSICANALÍTICAS SOBRE A SEXUALIDADE, A AFETIVIDADE E O DESEJO DE APRENDER

Autori

  • Giseli Monteiro Gagliotto
  • Rosane Berté
  • Eliane da Luz
  • Gisele Costa de Oliveira - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v7i14.5381

Parole chiave:

Afetividade, Sexualidade, Psicanálise, Educação, Aprendizagem

Abstract

O artigo fundamenta-se nos estudos sobre histeria, na descoberta do inconsciente e da sexualidade infantil para compreender as relações entre afetividade e aprendizagem no âmbito da teoria psicanalítica freudiana. Abrange a noção de sujeito (criança), de seu desenvolvimento e funcionamento psicológico, partindo da origem dos afetos em direção à importância do desejo, do fenômeno transferencial e da sublimação para a educação. Estabelece interlocuções entre os conceitos psicanálise, criança e aprendizagem como também entre a aprendizagem da vida familiar e a aprendizagem escolar. Aponta as contribuições da psicanálise e algumas perspectivas de intervenção pedagógica na educação da criança.

Pubblicato

19-10-2013

Come citare

GAGLIOTTO, G. M.; BERTÉ, R.; DA LUZ, E.; DE OLIVEIRA - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ, G. C. PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO OU PSICANÁLISE DE ENCONTRO À EDUCAÇÃO? CONSIDERAÇÕES PSICANALÍTICAS SOBRE A SEXUALIDADE, A AFETIVIDADE E O DESEJO DE APRENDER. Educere et Educare, [S. l.], v. 7, n. 14, p. 109–125, 2013. DOI: 10.17648/educare.v7i14.5381. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/5381. Acesso em: 18 lug. 2024.

Fascicolo

Sezione

Artigos e Ensaios