PEDAGOGY OF GUILT: OBSERVATIONS UPON CHILDREN EDUCTION IN MIDDLE AGE
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v7i14.7153Keywords:
História da Educação, Pecado, Culpabilização, CristianismoAbstract
In the current paper, the author carried out a reflexive-theoretical analysis upon the Christian Pedagogy constitution from High Middle Age to Low Middle Age. Through this historical issues recorded mainly by French historiography, it was sought to characterize the medieval educational context and its implications to children education. In this context, it is detached the concepts of sin, hell and devil, which were repeatedly utilized in order to tame behavior and indoctrinate the individual consciences. As result from his austere pedagogy, it was highlighted the fear and guilty diffusion as social legitimated behavior dispositions, and the production of a blame matrix into the western subject that can have meaningfully influenced on religious and secular education practices, on children education, beyond the Middle Age.
Keywords: Education History – Sin – Blame – Christianity
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.