UMA PEDAGOGIA DA CULPA: APONTAMENTOS SOBRE A EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS NA IDADE MÉDIA
DOI :
https://doi.org/10.17648/educare.v7i14.7153Mots-clés :
História da Educação, Pecado, Culpabilização, CristianismoRésumé
No presente trabalho, o autor efetua uma análise teórico-reflexiva acerca da constituição de uma pedagogia cristã da alta idade média até a baixa idade média. A partir de fontes históricas registradas principalmente pela historiografia francesa, buscou-se então uma caracterização do contexto educativo medieval e suas possíveis repercussões para a educação de crianças. Nesse contexto, destacam-se as conceituações de pecado, inferno e diabo, as quais foram reiteradamente utilizadas com vistas a domesticar os comportamentos e doutrinar as consciências individuais. Como resultado dessa pedagogia austera, destacam-se a difusão do medo e da culpa como disposições comportamentais legitimadas socialmente, e a produção de uma matriz culpabilizante no sujeito ocidental que pode ter influenciado significativamente as práticas educacionais religiosas e laicas, na educação de crianças, para além da idade média.
Palavras-chave: História da Educação – Pecado – Culpabilização – Cristianismo
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