SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAL: A PROPOSTA OFICIAL PARA O TRABALHO COM ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Autores

  • Elisabeth Rossetto
  • Eliane Brunetto Pertile

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v9i0.10646

Palavras-chave:

Sala de Recursos Multifuncional, Trabalho Docente, Deficiência

Resumo

RESUMO: O estudo teve como objetivo compreender a proposta divulgada pelo Ministério da Educação (MEC) para o trabalho docente nas Salas de Recursos Multifuncionais (SRM), junto a alunos com deficiência intelectual (DI). Optou-se por realizar a pesquisa por meio de estudo documental e bibliográfico. Na investigação documental, selecionamos materiais orientadores para as questões pedagógicas, divulgados pelo MEC, ou seja, a legislação vigente que ampara esse tipo de serviço especializado. A pesquisa bibliográfica, por sua vez, subsidiou a análise desses documentos por meio do aprofundamento sobre a especificidade do desenvolvimento da pessoa com deficiência intelectual, sob o prisma da Teoria Histórico-Cultural. O estudo desenvolvido apresentou a compreensão de que o quadro argumentativo expresso pelos documentos orientadores, publicados e divulgados pelo MEC, é compatível com os princípios presentes na teoria Construtivista, apresenta uma concepção de desenvolvimento humano em que o próprio aluno regula seu desenvolvimento e, assim, não prioriza as mediações inerentes e necessárias ao processo de escolarização, uma vez que secundariza os conteúdos escolares e o ato de ensinar.  Apontamos, então, para a necessidade de pesquisas e discussões que contemplem o trabalho docente na SRM de modo a subsidiar o professor com referenciais teóricos que acrescentem maior consistência à atividade de ensino e adotem a medicação e o papel do professor como elementos fundamentais para o desenvolvimento das funções psicológicas superiores (FPS).

PALAVRAS-CHAVE: Sala de Recursos Multifuncional; Trabalho Docente; Deficiência Intelectual.

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Publicado

06-10-2014

Como Citar

ROSSETTO, E.; PERTILE, E. B. SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAL: A PROPOSTA OFICIAL PARA O TRABALHO COM ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. Educere et Educare, [S. l.], v. 9, 2014. DOI: 10.17648/educare.v9i0.10646. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/10646. Acesso em: 19 abr. 2024.