A EDUCAÇÃO REPUBLICANA E A OBEDIÊNCIA CIVIL EM MAQUIAVEL
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v12i27.18377Palavras-chave:
Maquiavel, ética, educação, política, repúblicaResumo
Este texto tem como objetivo entender por que Nicolau Maquiavel recorre à educação para superar os conflitos da Itália dividida, visando instaurar uma nova forma de governo – governo republicano. O filósofo historiador tem como ideal político e proposta de governo o retorno aos princípios da República Romana, ou seja, um ideal político fundado sobre a imitação dos bons costumes da Antiguidade, objetivando, com isso, atualizar e reproduzir, na Modernidade, uma res-publica romana. Vai se privilegiar, no campo da educação, o modo de vida ativo dos antigos em detrimento do modo de vida contemplativo – mantido pela tradição clássica – da religião cristã moderna. Adota-se o modo de vida ativo, pautado na liberdade e na virtude cívica como elementos basilares de imitação da Antiguidade para formar um novo governo republicano. Para Maquiavel, a educação permite modelar o comportamento do ser humano devido aos estímulos sociais e da natureza humana, de tal forma que se possa imprimir uma nova orientação para o curso das coisas, bem como, uma conformação coletiva, ou seja, uma obediência civil. Selecionamos algumas passagens da obra de Maquiavel, intitulada Comentários sobre a primeira década de Tito Lívio (1979), conhecida também por Discorsi, acerca da história da Roma republicana.
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