O SUJEITO ESTÉTICO NA CONTEMPORANEIDADE: UMA PERSPECTIVA DE FORMAÇÃO HUMANA DO PROFISSIONAL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v13i28.19995
Agencias de apoyo

Palabras clave:

Educação Estética, Formação Humana, Tecnólogo, hemenêutica

Resumen

RESUMO:Neste estudo, estabelece-se, como objetivo, refletir sobre a possibilidade da instauração da Educação Estética, voltada para a formação humana na pós-modernidade. O material analisado é a Resolução CNE/CP, 3 de 18 de dezembro de 2002 e, como apoio a essa análise, o Parecer CNE/CP nº. 29/2002 que trata das Diretrizes Curriculares Nacionais de Nível Tecnólogo que deu origem à Resolução CNE/CP 3/2002. Estabelece-se como pergunta norteadora: é possível, à luz da análise hermenêutica das Diretrizes Curriculares Nacionais de Nível Tecnológico, uma Educação Estética visando à formação humana do profissional? O referencial teórico trata da fundamentação sobre o tempo presente e a formação no tempo liquefeito em que vivemos, as concepções de Educação Estética e uma aproximação entre os pensamentos de Freire (1987, 1996) e Schiller (2002), Bauman(1998) e Hall(2006).


 

Biografía del autor/a

Margaréte May Berkenbrock-Rosito, Universidade Cidade de São Paulo

É professora do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação, Mestrado Profissional Formação de Gestores Educacionais, da graduação Curso de Pedagogia na Universidade Cidade de São Paulo. Possui Pós Doutorado em História da Educação, Universidade de Lisboa. Doutorado em Educação - UNICAMP- Universidade Estadual de Campinas. Mestrado em Educação (Currículo), PUCSP- Graduação em Pedagogia e Especialização em Alfabetização -UFSC- Universidade Federal de Santa Catarina. 

Thiago Carzetta Marchina

Mestre em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo

Publicado

01-10-2018

Cómo citar

MAY BERKENBROCK-ROSITO, M.; CARZETTA MARCHINA, T. O SUJEITO ESTÉTICO NA CONTEMPORANEIDADE: UMA PERSPECTIVA DE FORMAÇÃO HUMANA DO PROFISSIONAL. Educere et Educare, [S. l.], v. 13, n. 28, p. DOI: 10.17648/educare.v13i28.19995, 2018. DOI: 10.17648/educare.v13i28.19995. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/19995. Acesso em: 17 jul. 2024.

Número

Sección

DOSSIÊ PÓS-MODERNIDADE E EDUCAÇÃO: CALEIDOSCÓPIO DE PERSPECTIVAS