PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU E EDUCAÇÃO BÁSICA: QUE RELAÇÃO É ESSA?
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v16i39.21910Palabras clave:
Pós-graduação stricto sensu, Educação básica, Formação continuadaResumen
O artigo tem como objetivo compreender como as ações governamentais têm materializado a articulação entre Pós-Graduação Stricto Sensu (PG) e Educação Básica (EB) no que diz respeito à formação de professores e sua formação continuada. As inquietações que levaram à escrita deste artigo foram as questões relativas ao papel da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), aos objetivos dos Programas de Pós-graduação em Educação em relação a formação dos seus discentes, da compreensão da diferença entre o mestrado profissional e acadêmico em termos de proposta para formação stricto sensu do professor da educação básica, análise dos regimentos dos programas de pós-graduação em Educação. Para possibilitar a investigação fez-se uma pesquisa bibliográfica sobre a temática e análise de documentos do Ministério da Educação, da CAPES e dos programas de pós-graduação stricto sensu. Como considerações é possível inferir que existem ações que materializam possíveis articulações entre a PG stricto sensu e a EB, bem como instituições que já trazem em seus regimentos essa questão. Porém, ainda há um longo caminho a ser trilhado na busca da unidade entre Universidade e Escola.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.