PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU E EDUCAÇÃO BÁSICA: QUE RELAÇÃO É ESSA?

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DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v16i39.21910
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Palabras clave:

Pós-graduação stricto sensu, Educação básica, Formação continuada

Resumen

O artigo tem como objetivo compreender como as ações governamentais têm materializado a articulação entre Pós-Graduação Stricto Sensu (PG) e Educação Básica (EB) no que diz respeito à formação de professores e sua formação continuada. As inquietações que levaram à escrita deste artigo foram as questões relativas ao papel da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), aos objetivos dos Programas de Pós-graduação em Educação em relação a formação dos seus discentes, da compreensão da diferença entre o mestrado profissional e acadêmico em termos de proposta para formação stricto sensu do professor da educação básica, análise dos regimentos dos programas de pós-graduação em Educação.  Para possibilitar a investigação fez-se uma pesquisa bibliográfica sobre a temática e análise de documentos do Ministério da Educação, da CAPES e dos programas de pós-graduação stricto sensu. Como considerações é possível inferir que existem ações que materializam possíveis articulações entre a PG stricto sensu e a EB, bem como instituições que já trazem em seus regimentos essa questão. Porém, ainda há um longo caminho a ser trilhado na busca da unidade entre Universidade e Escola.

Biografía del autor/a

Dayse Kelly Barreiros de Oliveira, Universidade de Brasília Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Professora Mestre em Educação da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal e doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Brasília.

Ellen Michelle Barbosa de Moura, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal e Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense.

Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da Silva, Universidade de Brasília

Professora Doutora da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília

Publicado

20-07-2021

Cómo citar

OLIVEIRA, D. K. B. de; MOURA, E. M. B. de; SILVA, K. A. C. P. C. da. PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU E EDUCAÇÃO BÁSICA: QUE RELAÇÃO É ESSA?. Educere et Educare, [S. l.], v. 16, n. 39, p. 75–102, 2021. DOI: 10.17648/educare.v16i39.21910. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/21910. Acesso em: 20 abr. 2025.

Número

Sección

Dossiê: AVALIAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL