ANÁLISE DO DESEMPENHO EM REDAÇÕES DE VESTIBULANDOS COTISTAS E NÃO-COTISTAS
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v5i10.3546Palabras clave:
Vestibular, Redação, Sistema de cotas.Resumen
Este trabalho tem como objetivo apresentar reflexões sobre a relação entre o desempenho em redação no vestibular e o sistema de cotas implantado em 2009 na Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste. O intuito da análise dessas redações foi observar as diferenças existentes na realização desta prova entre os alunos aprovados por meio do sistema de cotas sociais e fora do mesmo. O corpus desta pesquisa consistiu em 122 redações, sendo 40 dos aprovados em Odontologia, 40 dos aprovados em Engenharia Civil e 42 dos aprovados em Medicina. Estes três cursos são historicamente os mais concorridos no vestibular da Unioeste – campus Cascavel. A apresentação e decorrente análise dos dados relacionados aos dois grupos de estudantes produziram reflexões diferentes ao do pressuposto em que se fundamenta o sistema de cotas: a de que alunos oriundos das escolas públicas teriam maior dificuldade em conseguir um bom desempenho na prova de redação do vestibular.
PALAVRAS-CHAVE: vestibular, redação, sistema de cotas.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.