Encontar: um olhar sociopoético sobre o encanto do encontro no ato de contar
a sociopoetic gaze at the enchantment of encounter in the act of storytelling
DOI:
https://doi.org/10.48075/educare.v20i51.35885Palabras clave:
Sociopoética; Encontro; Contação de histórias.Resumen
Nas preparações para uma Imersão Literária, denominada Formação em Contação de Histórias, surge a palavra ‘encontar’. Esta palavra nasce a partir da junção de três palavras: encontro, contar e encantar. Que outros significados têm essa palavra? Quais as potências e encantos de um encontro imersivo voltado à literatura e à contação de histórias? A partir de um olhar sociopoético, entendemos que há muito mais do que teoria e prática; percebemos que a vida e sua poética se entrelaçam na construção de conhecimento e que ele se manifesta de diferentes formas por meio de poesias, cantos, danças, palavras, desenhos, teorizações. Pudemos sentir de corpo inteiro quanto uma obra literária ou uma contação de histórias pode auxiliar no desenvolvimento humano. Este artigo traz reflexões, percepções, debates e relatos sobre uma experiência de imersão literária de quatro dias, numa casa em meio a natureza, com onze mulheres professoras. Um breve encontro que, por surgir a partir de uma formação, não dá conta de todos os eixos de uma pesquisa sociopoética, mas que resulta importante por permitir nos aproximar vivenciá-la.
Citas
ANAVITÓRIA; LEE, R. Amarelo, azul e branco. [S. l.: s. n.], 2021. 1 música. Streaming. Disponível em: https://open.spotify.com/track/2LOIoeI16A8jjKubPKoCSa. Acesso em: 19 jun. 2025.
BUARQUE, C. Chapeuzinho amarelo. 27. edição. Rio de Janeiro: José Olympio, 2011.
DEVEGILI. Relato pessoal inédito. Rio dos Cedros, 2025. Produzido em imersão para contadores.
GAUTHIER, J. O oco do vento: metodologia da pesquisa sociopoética e estudos transculturais. 1. ed. Curitiba: CRV, 2012.
GAUTHIER, J. Sociopoética e formação do pesquisador integral. Revista Psicologia, Diversidade e Saúde, Salvador, Brasil, v. 4, n. 1, p. 78-86, 2015. Disponível em: https://www5.bahiana.edu.br/index.php/psicologia/article/view/459 . Acesso em: 05 nov. 2024.
JESUS, F. G. D. Pelas Páginas da Alma. Rio dos Cedros, 2025. Poema inédito produzido em imersão para contadores.
JORVINO, J. ‘Encontar’ é o abrir de uma nova história. Poema inédito produzido em imersão para contadores. Rio dos Cedros, 2025.
JORVINO, J. Imersão, ‘encontar-se’. Rio dos Cedros, 2025. 1 vídeo. Texto inédito produzido em imersão para contadores.
LAKSMI, F. Florescer. [S. l.]: Spotify, 2021. 1 música. Disponível em: https://open.spotify.com/track/558sHPGt4J81ULEO6AljO4?si=2OMG7AMWS0KEB9dLgrh0Xg. Acesso em: 19 jun. 2025.
LARROSA, J. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 19, p. 20-28, abr. 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/Ycc5QDzZKcYVspCNspZVDxC/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 29 jul. 2025.
LARROSA, J. Tremores: escritos sobre experiência. Trad. Cristina Antunes, João Wanderley Geraldi. 1. ed. 4. imp. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.
NAJARA, P. Relato pessoal inédito. Produzido em imersão para contadores. Rio dos Cedros, 2025.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.