A CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2010: PARTICIPAÇÃO E DELIBERAÇÃO EM NOVAS ARENAS DE DISPUTA

Autores/as

  • Andréa Barbosa Gouveia

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v5i10.5395

Palabras clave:

CONAE 2010, Políticas públicas, Democratização.

Resumen

O texto apresenta uma análise do Documento Final da Conferência Nacional de Educação - CONAE 2010. A proposta do artigo foi problematizar em que medida a realização da Conferência respondeu à luta histórica por espaços coletivos de deliberação. A realização da CONAE e as proposições apresentadas no documento final parecem indicar um reconhecimento da necessidade de democratizar as decisões no sistema educacional, reconhecendo os limites de tal processo. Considerando este cenário em que a CONAE se realizou, cabem algumas reflexões sobre seu processo de construção. Para tanto, será utilizado o caso do Estado do Paraná como exemplo elucidativo sobre o tema.

Publicado

01-01-2000

Cómo citar

GOUVEIA, A. B. A CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2010: PARTICIPAÇÃO E DELIBERAÇÃO EM NOVAS ARENAS DE DISPUTA. Educere et Educare, [S. l.], v. 5, n. 10, 2000. DOI: 10.17648/educare.v5i10.5395. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/5395. Acesso em: 8 jun. 2025.

Número

Sección

Núcleo Temático: Educação Básica e Superior: Políticas de Gestão e Financiamento