O PAPEL DA ESCOLA NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v9i18.9740Palabras clave:
competências, conhecimentosResumen
Na obra resenhada Philippe Perrenoud, importante teórico da área da Educação, propõe uma discussão sobre o papel da escola no desenvolvimento das competências através de uma série de questionamentos abordando aspectos como a verdadeira preparação dos jovens para entender e atuar no mundo; as missões da escola enquanto fornecedora de subsídios tanto para a continuação dos estudos superiores como para a inserção no mercado de trabalho e a ausência de determinadas disciplinas fundamentadas em ciências pouco representadas nos programas. De acordo com sua própria afirmação, em nenhum momento o trabalho fornece respostas, mas, tão somente pretende abarcar a integralidade do problema e fazer com que o debate entre desenvolver competências ou ensinar conhecimentos seja retomado sob a forma de um debate sério e fundamentado.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.