NARRATIVAS DE PROFESSORES E PROFISSIONAIS DE SAÚDE: PRINCÍPIO METODOLÓGICO PARA A FORMAÇÃO NO CAMPO DA EDUCAÇÃO SEXUAL
DOI :
https://doi.org/10.17648/educare.v9i18.10808Mots-clés :
Narrativas, formação, sexualidade, professoresRésumé
O presente artigo tem por finalidade apresentar os resultados da pesquisa Educação, Memória e Sexualidade: Narrativas dos Professores e Profissionais de Saúde sobre a Educação Sexual e a Formação Docente, elaborada por Eliane Maria da Silva, no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade Universitária de Paranaíba, em 2013. Com o objetivo compreender como os profissionais de saúde e da educação concebem a temática da sexualidade apresentamos e descrevemos o percurso formativo em educação sexual desses profissionais, residentes em 08 (oito) municípios sul-mato-grossenses, tendo como procedimento metodológico para coleta dos dados, as narrativas autobiográficas, participantes também do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas/SPE em Mato Grosso do Sul, durante a Oficina: Construindo Diálogo sobre Sexualidade Saudável em Tempos de Aids/SIDA, realizada em meados de 2012. Os resultados evidenciaram que o momento de autorreflexão, possibilitou aos profissionais ressignificarem o imaginário sobre o campo da sexualidade no contexto escolar e, sobretudo, compreenderem as suas histórias de vida e de formação.
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