PERFIL DA PESQUISA EM FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENSINO DE ASTRONOMIA NO CONTEXTO BRASILEIRO
DOI :
https://doi.org/10.17648/educare.v15i36.14701Mots-clés :
revisão bibliográfica, Astronomia, formação de professoresRésumé
Este artigo tem como objetivo elucidar o perfil da pesquisa sobre formação de professores no ensino de Astronomia. O procedimento metodológico é embasado nos estudos do “estado da arte”, mapeando a evolução da produção acadêmica da revista ALEXANDRIA - Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, do Caderno Brasileiro de Ensino de Física, da Ciência & Educação, da Revista Brasileira de Ensino de Ciências, da Revista Brasileira de Ensino de Física, da Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia e do Banco de teses e dissertações sobre a Educação em Astronomia da Universidade de São Carlos. Em busca de identificar essa produção e conhecer as principais tendências da pesquisa nesse campo, foram localizados 28 estudos. Por meio de uma análise qualitativa, foi possível identificar que eles abordam tanto a formação inicial quanto a formação continuada. Por meio deste trabalho, é possível concluir que o perfil da formação de professores para Ensino de Astronomia é diversificado, contemplando pesquisas com focos temáticos que envolvem a compreensão do ambiente escolar, instrumentos de ensino-aprendizagem e os saberes docentes. Por fim, como perspectiva para futuros trabalhos, é necessário intensificar a linha temática de formação de professores no Ensino de Astronomia.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.