ANÁLISE DE MATERIAIS DE REFERÊNCIA NA ÁREA DA DEFICIÊNCIA INTELECTUAL DESTINADOS À FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
DOI :
https://doi.org/10.17648/educare.v11i22.15563Mots-clés :
Educação Especial. Educação Inclusiva. Formação de Professores. Deficiência IntelectualRésumé
A escolarização de alunos com deficiência intelectual atualmente baseia-se em princípios filosóficos, políticos e legais de inclusão, que preveem a matrícula de todos os alunos em salas regulares do ensino comum e a oferta do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Para tanto, se faz mister a provisão de cursos de formação de professores que contemplem essas demandas. Considerando a crescente oferta de cursos na modalidade de Educação a Distância (EaD) pelo Ministério da Educação, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, com o objetivo de identificar e analisar materiais instrucionais na área da deficiência intelectual, utilizados na formação de professores de educação especial, disponíveis no site do Ministério da Educação (MEC)/Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI). Após uma busca no site foram encontrados dois Materiais: Atendimento Educacional Especializado - Deficiência Mental e O Atendimento Educacional Especializado para alunos com Deficiência Intelectual. Estes foram analisados em categorias temáticas, o que permitiu a detecção de concepções relacionadas à deficiência, ao AEE, à interação do professor da sala comum; ao uso de ferramentas e por fim, à avaliação de estudantes com deficiência intelectual. Avalia-se que, de um modo geral, os materiais analisados perpassaram temáticas importantes relacionadas à deficiência intelectual. Conquanto, como materiais instrucionais destinados à formação de professores no AEE de quase todo o território nacional, entende-se que alguns aspectos importantes podem ter sido negligenciados ou preteridos, em razão de um posicionamento político e teórico de alguns de seus autores. Como conclusão sugere-se a realização de novas pesquisas bibliográficas, para a análise e a reanálise de materiais instrucionais destinados à formação de professores de educação especial em EaD, com a expectativa de que os achados possam, de algum modo, contribuir para as discussões sobre a elaboração de materiais instrucionais.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.