ANÁLISE DE MATERIAIS DE REFERÊNCIA NA ÁREA DA DEFICIÊNCIA INTELECTUAL DESTINADOS À FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v11i22.15563Palavras-chave:
Educação Especial. Educação Inclusiva. Formação de Professores. Deficiência IntelectualResumo
A escolarização de alunos com deficiência intelectual atualmente baseia-se em princípios filosóficos, políticos e legais de inclusão, que preveem a matrícula de todos os alunos em salas regulares do ensino comum e a oferta do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Para tanto, se faz mister a provisão de cursos de formação de professores que contemplem essas demandas. Considerando a crescente oferta de cursos na modalidade de Educação a Distância (EaD) pelo Ministério da Educação, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, com o objetivo de identificar e analisar materiais instrucionais na área da deficiência intelectual, utilizados na formação de professores de educação especial, disponíveis no site do Ministério da Educação (MEC)/Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI). Após uma busca no site foram encontrados dois Materiais: Atendimento Educacional Especializado - Deficiência Mental e O Atendimento Educacional Especializado para alunos com Deficiência Intelectual. Estes foram analisados em categorias temáticas, o que permitiu a detecção de concepções relacionadas à deficiência, ao AEE, à interação do professor da sala comum; ao uso de ferramentas e por fim, à avaliação de estudantes com deficiência intelectual. Avalia-se que, de um modo geral, os materiais analisados perpassaram temáticas importantes relacionadas à deficiência intelectual. Conquanto, como materiais instrucionais destinados à formação de professores no AEE de quase todo o território nacional, entende-se que alguns aspectos importantes podem ter sido negligenciados ou preteridos, em razão de um posicionamento político e teórico de alguns de seus autores. Como conclusão sugere-se a realização de novas pesquisas bibliográficas, para a análise e a reanálise de materiais instrucionais destinados à formação de professores de educação especial em EaD, com a expectativa de que os achados possam, de algum modo, contribuir para as discussões sobre a elaboração de materiais instrucionais.
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