DOCÊNCIA, PÓS-GRADUAÇÃO E A MELHORIA DO ENSINO NA UNIVERSIDADE: UMA RELAÇÃO NECESSÁRIA

Auteurs-es

  • Carmen Célia B. Correia Bastos

DOI :

https://doi.org/10.17648/educare.v2i4.1658

Mots-clés :

formação de professores, docência universitária, educação superior

Résumé

O artigo apresenta uma reflexão sobre a importância da dimensão pedagógica na formação de professores para atuar na docência universitária. Esta dimensão tem sido muitas vezes negligenciada pelos programas de pós-graduação do país. Em vista de que é comum para adentrar em carreira docente universitária o atendimento aos critérios de conhecimento específico na área de atuação e, por vezes, titulação acadêmica de pósgraduação, percebemos a instalação de uma situação de conflito pedagógico para o docente. Tal situação, em geral, é vivenciada silenciosamente pelo docente, mas repercute profundamente na dinâmica da relação professor/aluno/instituição. No propósito de discutirmos essa problemática, buscamos situar nas origens da pós-graduação no
Brasil a ausência de formação pedagógica para a maioria dos docentes, principalmente nos bacharelados. A universidade como locus de formação não pode eximir-se de enfrentar a questão, de apoiar e promover a superação dos problemas que afetam professores e alunos em decorrência das relações pedagógicas.

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Publié-e

01-01-2000

Comment citer

BASTOS, C. C. B. C. DOCÊNCIA, PÓS-GRADUAÇÃO E A MELHORIA DO ENSINO NA UNIVERSIDADE: UMA RELAÇÃO NECESSÁRIA. Educere et Educare, [S. l.], v. 2, n. 4, p. p. 103–112, 2000. DOI: 10.17648/educare.v2i4.1658. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/1658. Acesso em: 18 juill. 2024.

Numéro

Rubrique

Núcleo Temático: Aprendizagem e Ação Docente