NOVO CURSO DE PEDAGOGIA: NOVOS DESAFIOS OU VELHOS PROBLEMAS?

Auteurs-es

  • Hyrla Aparecida Tucci Leal

DOI :

https://doi.org/10.17648/educare.v5i10.5405

Mots-clés :

Formação de professores, Curso de Pedagogia, Desafios.

Résumé

A partir do pressuposto de que a formação de professores é um dos maiores desafios enfrentados pela educação no Brasil, o artigo trata das mudanças históricas produzidas em torno dos cursos de formação de professores, e de modo particular aborda a implantação do curso de Pedagogia em uma universidade do Estado de São Paulo. Para tanto, apresenta um breve resgate histórico a respeito da criação do curso de Pedagogia em 1939 e das implicações produzidas pelas Leis 4.024/61 e 5.540/68. Ao tratar das mudanças produzidas nas décadas de 1980 e 1990, particularmente com a promulgação da Lei 9.394/96, considera os impactos produzidos pelas novas adequações no mundo do trabalho à formação de professores. A partir deste quadro, trata então da organização e reorganização do curso de Pedagogia na universidade de São Paulo.

Téléchargements

Publié-e

01-01-2000

Comment citer

LEAL, H. A. T. NOVO CURSO DE PEDAGOGIA: NOVOS DESAFIOS OU VELHOS PROBLEMAS?. Educere et Educare, [S. l.], v. 5, n. 10, 2000. DOI: 10.17648/educare.v5i10.5405. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/5405. Acesso em: 27 juin. 2025.