SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E DE LIBRAS NA ESCOLA INCLUSIVA: A PERSPECTIVA DOS ALUNOS SURDOS ENVOLVIDOS
DOI :
https://doi.org/10.17648/educare.v7i14.8094Mots-clés :
Aluno surdo, Inclusão, Língua Brasileira de Sinais, Língua Portuguesa.Résumé
Este estudo objetiva analisar em que medida o processo de inclusão de alunos surdos na rede regular de ensino tem contribuído (ou deixado de contribuir) com a aprendizagem da Língua Portuguesa e da Língua Brasileira de Sinais, na perspectiva dos alunos surdos envolvidos no processo. Os dados foram coletados através da aplicação de questionários semiestruturados a nove alunos surdos de uma escola estadual de Montes Claros. Os resultados indicam que os alunos não têm aulas de Libras na escola e que apresentam dificuldades acentuadas na aprendizagem do português. Isso significa que os alunos não estão ampliando de forma significativa o conhecimento em Libras que já possuem e que o processo de ensino-aprendizagem do português escrito tem se mostrado falho.
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