A PRODUÇÃO SOCIAL DA IDENTIDADE E A PEDAGOGIA DA DIFERENÇA
DOI :
https://doi.org/10.17648/educare.v8i16.8899Mots-clés :
Identidade, Diferença, Pedagogia da diferençaRésumé
Resumo: A obra Identidade e diferença, organizada por Tomaz Tadeu da Silva, traz um panorama da política da identidade sob o prisma dos Estudos Culturais no cenário chamado pós-moderno. Os três ensaios apresentados no livro por Kathyn Woodward, Stuart Hall e Tomaz Tadeu da Silva, exploram os dois conceitos tomando como ponto de partida a perspectiva didática em que os principais elementos que configuram a questão da identidade e da diferença se compõem. Ao problematizar a formação da identidade e da subjetividade, os autores buscam lançar diagnósticos sobre o que leva o sujeito a preencher as posições nas quais é convocado. Diante de tais hipóteses, a importância do processo de produção discursiva e social da diferença é enfatizada para a composição de uma pedagogia da diferença para os tempos contemporâneos.
Palavras-chave: Identidade; Diferença; Pedagogia da diferença.
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