A TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E SEUS CONTRIBUTOS AO CAMPO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
DOI :
https://doi.org/10.17648/educare.v8i16.9016Mots-clés :
Formação de Professores, Investigação Científica, Representações SociaisRésumé
No final do século XX resultados de estudos internacionais alertavam para o problema das aprendizagens, centrando o olhar da sociedade civil, da comunidade científica e das políticas públicas nos professores e consequentemente na sua formação. A investigação sobre a formação de professores é convocada à mobilizar esforços para produzir conhecimentos capazes de dar respostas às fragilidades presentes na educação como um todo e especialmente na formação de professores. Considerando o vasto conjunto de estudos realizados no campo da formação de professores, pretende-se, neste artigo, apresentar os resultados de um tipo de metanálise que identificou as contribuições de estudos que utilizam a Teoria das Representações Sociais ao campo da formação de professores. Os resultados indicaram um aspeto central – a necessidade de ouvir os sujeitos em formação, os estudantes, no caso da formação inicial e os professores no caso da formação continuada. Há uma consensualidade nos estudos analisados de que conhecer as representações dos estudantes/professores sobre os mais diversos aspetos ligados à docência, sobre a forma como constroem e reconstroem tais representações, poderá contribuir para com a organização e oferta de programas de formação mais eficazes.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.