FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DO DOCENTE DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: UM ENFOQUE NO LETRAMENTO DIGITAL

Autori

  • Greice da Silva Castela

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v3i5.398

Parole chiave:

letramento digital, formação docente, ensino de línguas estrangeiras

Abstract

Este artigo discute o duplo desafio dos profissionais da educação com relação ao letramento digital, visto que, por um lado, necessitam ampliar seu próprio letramento digital e, por outro, encontrar uma abordagem pedagógica para poder desenvolver plenamente o letramento dos estudantes, seja enquanto futuros docentes, seja como alunos dos cursos regulares do ensino fundamental e médio. Trata-se, por um lado, de mudar a realidade de que mesmo os colégios e professores que possuem acesso à Internet façam pouco ou nenhum uso das máquinas disponíveis no ambiente escolar e, por outro, de oferecer aos aprendizes condições de participar efetivamente da realidade digital na qual encontra-se inserida a sociedade em que vivemos. No entanto, as universidades continuam à margem de uma formação docente que contemple a capacitação de profissionais, como os da área de Letras, para manusear e explorar didaticamente os recursos do computador e da Internet no ensino de línguas. 

Pubblicato

16-04-2009

Come citare

DA SILVA CASTELA, G. FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DO DOCENTE DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: UM ENFOQUE NO LETRAMENTO DIGITAL. Educere et Educare, [S. l.], v. 3, n. 5, p. p. 167–173, 2009. DOI: 10.17648/educare.v3i5.398. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/398. Acesso em: 18 lug. 2024.