MATERIAL PARADIDÁTICO SOBRE PREVENÇÃO DE ACIDENTES EM ESCOLARES: LEVANTAMENTO DE SUBSÍDIOS E ELABORAÇÃO
DOI :
https://doi.org/10.17648/educare.v13i29.13365Mots-clés :
acidentes escolares, ensino fundamental, livro paradidático.Résumé
Acidentes infantis são preveníveis, sendo relevante o conhecimento do contexto escolar e a produção de materiais educativos. O objetivo foi investigar opiniões de profissionais da educação, caracterizar os aspectos de risco e de segurança, identificar as ocorrências acidentais e elaborar livro paradidático para prevenção de acidentes infantis. O estudo foi realizado com a vice-diretora e uma professora do ensino fundamental de uma cidade do interior paulista. Foi feita aplicação de questionários, análise documental, filmagem do ambiente escolar, análise de livros sobre a temática e elaboração de um livro paradidático. Verificou-se que as quedas foram o acidente mais frequente na escola. Concluiu-se que falta formação ou atuação sistemática relativa à temática. A ocorrência de acidentes na escola é uma realidade e forneceu subsídios para elaboração do livro paradidático, que é indicado para ser utilizado em ações educativas na escola.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.