A IMPLEMENTAÇÃO DOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARANÁ
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v11i23.16089Palavras-chave:
implementação de políticas educacionais, ensino técnico integrado ao ensino médio, Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.Resumo
O objetivo do texto é o de apresentar e discutir o processo de implementação, no Campus Curitiba do Instituto, dos cursos técnicos integrados ao ensino médio. Pretendeu-se verificar se a orientação formativa materializada nos cursos técnicos integrados ao ensino médio pela instituição era compatível com a concepção de educação sobre a qual se estrutura proposta oficial de integração entre o ensino técnico e o ensino médio. Foram adotados dois procedimentos básicos para a coleta de informações: o exame de documentos institucionais e a realização de entrevistas. A análise dos documentos institucionais, assim como dos dados coletados por meio de entrevistas revelaram a existência de posicionamentos dúbios relativamente às linhas teórico-filosóficas a serem observadas no que tange à configuração e desenvolvimento dos cursos técnicos integrados. Tal dubiedade, além das dificuldades encontradas para o desenvolvimento de atividades de integração permitem concluir que a orientação educativa adotada pela instituição tendeu a afastar-se, sob vários aspectos, das proposições teórico-filosóficas e epistemológicas da formação omnilateral e politécnica que constituem o fundamento da integração entre o ensino médio e a educação profissional.
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