LETRAMENTO E ORALIDADE EM UMA TURMA DE PRÉ-ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO CAMPO
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v13i28.18787Palavras-chave:
Letramento na educação infantil, oralidade e escrita, educação do campoResumo
Neste trabalho apresentamos resultados de uma pesquisa qualitativa, realizada em 2014, sobre práticas de letramento em uma turma de pré-escola, de uma escola do campo em Rio Grande/RS. Discutimos dados sobre práticas orais e escritas observadas em momentos de interação entre as crianças e a professora, e nas atividades realizadas na rodinha. As análises seguiram os pressupostos teóricos de Street (2003), Soares (2003), Baptista (2010), Kleiman (1995) e Marcuschi (2010). Os dados da pesquisa indicaram que a recorrência das atividades resultaram em padrões de interação para o grupo de dois modos distintos. No primeiro, e mais recorrente, a professora deteve o conhecimento direcionando o diálogo, sendo as crianças ouvintes. O segundo modo, emergiu da realidade das crianças, passando elas a conduzirem o diálogo, tornando-se assim, protagonistas da situação. Isso demonstra que as estratégias orais são modificadas a partir das condições de uso da escrita nos diferentes contextos.
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