"E SE ESCREVÊSSEMOS UMA CARTA PARA WILTON?" - A PRODUÇÃO DE CARTAS COMO AÇÃO COLETIVA EM UMA TURMA DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v8i16.7700Palavras-chave:
Prática Pedagógica, Cotidiano Escolar, Ensino FundamentalResumo
Este trabalho problematiza uma situação ocorrida em uma turma do 5º ano de escolaridade de uma escola pública de periferia no Rio de Janeiro. O texto focaliza as ações de uma professora e seu grupo diante da ausência de um dos alunos. Traz situações e diálogos vividos pelos sujeitos praticantes (CERTEAU, 1996) do e no cotidiano. O cunho qualitativo desta pesquisa, revela opções teórico-metodológicas e dimensões éticas e políticas da pesquisa, dando sentido a um dos objetivos do texto: ser uma contribuição para os estudos do cotidiano. As situações de pesquisa aqui narradas permitem discutirmos questões relativas a currículo, aprendizagem, ensino, diferença e formação docente. As autoras ainda analisam a produção de cartas como estratégia de dizer a própria palavra (FREIRE, 1999, 1978).
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