OS JOVENS E A LINGUAGEM DA VIOLÊNCIA (OU A ESCOLA COMO METÁFORA DO CONFINAMENTO)
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v9i17.9249Resumo
A relação entre juventude e violência encobre uma série de diagnósticos pouco lúcidos acerca do sentido que esta relação estabelece no momento de compreender as sociabilidades juvenis contemporâneas. A isso, devem-se somar as preocupações que no âmbito escolar surgem como desdobramentos que procuram outorgar à ação pedagógica e educativa centralidade valorativa inquestionável. Tanto a violência como a escola devem ser redefinidas à luz de uma realidade juvenil que demanda mais senso prático e maior compreensão. O presente texto procura descrever o universo juvenil atravessado pelas diferentes dinâmicas de violência contemporânea, bem como uma crítica do que representa a escola como espaço que parece não abandonar o “paradigma do confinamento” como inerente à sua função.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.