EDUCAÇÃO BÁSICA E O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS: PERCEPÇÕES E PERSPECTIVAS
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v11i22.13520Ключові слова:
Educação Básica, Tecnologia, Educação.Анотація
Este artigo pretende analisar a presença e o uso das tecnologias digitais especificamente entre os alunos da Educação Básica, considerando tais dispositivos enquanto possibilidade e recursos presentes e indispensáveis para a abordagem de temáticas vinculadas às perspectivas de aprendizagem atuais. Com base nos pressupostos teóricos dos estudos sobre Tecnologia da Educação, objetivamos, com este estudo, analisar as principais abordagens acerca de conceitos como a tecnologia de informação e comunicação, e tecnologias digitais. Nessa acepção, discutiremos as perspectivas sobre o desenvolvimento do processo ensino aprendizagem na escola básica a partir do uso de tais tecnologias relacionando-a aos indicadores de desenvolvimento educacional. Compreendemos que na modernidade, os campos dos saberes caracterizam-se pelo alargamento de suas fronteiras conceituais, e, portanto, tomaremos por base os instrumentos teóricos trabalhados por Demo (2009), Bottentuit & Coutinho (2008), e Morin (2007).
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