ENTRE OS PÉS DE CAFÉ: MÚLTIPLAS FACES DO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DE CRIANÇAS NEGRAS EM VASSOURAS, 1890 A 1930
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v9i17.9297Ключові слова:
Crianças negras. Processo de escolarização. Vassouras.Анотація
Nosso trabalho possui um recorte regional ao lançar luzes sobre o velho centro escravista da região sul fluminense, trazendo de volta a cena da História da Educação, os negros como sujeitos e agentes históricos. Interrogamos as fontes documentais de pesquisa, que coletamos em diferentes instituições de memória. Entre elas: o periódico O Vassourense, o Relatório do Presidente de Província, pedidos de Soldada e o Recenseamento de 1872. Para alguns historiadores existe grande dificuldade em seguir os rastros deixados pelos negros nas fontes documentais de pesquisa, revelando o silêncio das cores nos documentos judiciais do final do século XIX. Houve processo semelhante nos documentos consultados pelos pesquisadores da Educação. Um dos grandes desafios da História da Educação é localizar nos arquivos a presença de crianças negras nos bancos escolares no período pós-abolição. Com nosso trabalho, esperamos preencher essa lacuna. Utilizamos como suporte teórico-metodológico o Paradigma Indiciário, que consiste em seguir pistas, pequenos fragmentos, vestígios e indícios para recuperar a história de sociedades de tempos pretéritos. Fonseca (2002 e 2009) analisou a presença de crianças negras nas escolas de Minas Gerais. Barros (2005) voltou seus esforços para conhecer o processo de escolarização de crianças negras em São Paulo. Silva (2000) apresentou a escola do professor Pretextato dos Passos Silva, na Corte do Rio de Janeiro que desejava educar crianças negras. Lopes (2012), em recente pesquisa sobre a mesma área, sinalizou que outras instituições escolares receberam alunos negros. Todavia, há poucos trabalhos no campo da Educação que analisem a província, sobretudo o Vale do Paraíba Fluminense. Os estudos sobre a escravidão nessa região apresentam uma produção considerável. Tencionamos dialogar com eles, sem esquecer as fontes documentais selecionadas para conhecer o processo de escolarização de crianças negras desenvolvido entre os pés de café.
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