Alfabetização científica usando o tema dos quelônios amazônicos

Autores

  • Sabrina Barroso Menezes Centro de Estudos de Quelônios da Amazônia CEQUA/INPA
  • Augusto Fachín Terán Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia https://orcid.org/0000-0001-9568-7578
  • Richard Carl Vogt Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Manaus, Amazonas, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2018.v.2.n.1.18792
Agências de fomento

Palavras-chave:

Alfabetização Científica, Educação Não Formal, Quelônios amazônicos.

Resumo

Resumo: O objetivo deste trabalho foi analisar de que forma o conhecimento adquirido sobre os quelônios amazônicos contribuiu para o processo de Alfabetização Cientifica em estudantes do 7° ano do Ensino Fundamental II. A pesquisa do tipo qualitativa foi realizada no Bosque da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. Foram aplicados questionários em quatro turmas de escolas públicas e privadas de Manaus. Os estudantes incorporaram conceitos científicos sobre a diversidade de espécies, diferenças morfológicas e dimorfismo sexual. Partindo do pressuposto de que só ocorre mudança diante do conhecimento, destacamos a influência do trabalho realizado não só na formação de estudantes cientificamente alfabetizados, mas também na preparação de cidadãos preocupados com o meio ambiente.

Palavras-chave: Alfabetização Científica; Educação Não Formal; Quelônios amazônicos.

 

Scientific literacy using amazonian turtles theme

Abstract: The objective of this work was to analyze the how acquired understandings about Amazonian turtles contribute to the process of Scientific Literacy in 7th grade students attending Elementary school. This a qualitative research conducted at the Science Forest at National Institute of Amazonian Research. For data gathering we applied questionnaires in four different classes of both private and public schools, in Manaus. The students acquired scientific concepts about species diversity, morphological differences, and sexual dimorphism. From the presumption that changes only occur from obtaining knowledge, we emphasize the influence of this study made not only in the formation of science literate students, but also in the preparation of citizens concerned with the environment.

Keywords: Scientific Literacy; Non-Formal Education; Amazonian turtles.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sabrina Barroso Menezes, Centro de Estudos de Quelônios da Amazônia CEQUA/INPA

Bolsista do PIBIC/INPA/CNPq/FAPEAM. Manaus, Amazonas, Brasil.

Augusto Fachín Terán, Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia

Bacharel em Ciências Biológicas no Programa Acadêmico de Biologia pela Universidad Nacional de la Amazonía Peruana - UNAP (1979), tem mestrado (1989) e doutorado (2000) em Biologia (Ecologia) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). Tem experiência na área de Ecologia de quelônios Amazônicos e Educação em Ciências. Atualmente é Professor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), atuando principalmente junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia (PPGEEC). Ministra as disciplinas, Fundamentos da Educação em Ciências e Educação em Ciências em Espaços não formais. É professor da graduação na Escola Normal Superior desde 2001, onde trabalha na Licenciatura de Pedagogia . É líder do Grupo de Estudo e Pesquisa Educação em Ciências em Espaços não Formais (GEPECENF). Atua nos seguintes temas: Ensino de Ciências em Espaços não Formais, Meios e Recursos para o Ensino de Ciências, Alfabetização Ecológica, Alfabetização Cientifica e Educação para o meio ambiente.

Richard Carl Vogt, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Manaus, Amazonas, Brasil

Graduado em Bachelers Of Science pela University of Wisconsin - Madison (1971), com mestrado (1974) e doutorado em Zoologia (1978) pela University of Wisconsin - Madison. Pós-doutorado na Divisão de Anfíbios e Répteis do Carnegie Museum of Natural History com bolsa da Richard Mellon Foundation, Pittsburgh, Pennsylvania, EUA (1978-1981). Foi Pesquisador Titular da Estação de Biologia Tropical Los Tuxtlas, Instituto de Biologia, Universidad Nacional Autonoma de Mexico e Professor Adjunto na Faculdade de Ciências da UNAM (1981-2000). Atualmente é pesquisador titular AIII do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), curador da Coleção de Anfíbios e Répteis, e bolsista de produtividade do CNPq nível 1A. Docente nos programas de Pós-Graduação em Ecologia Tropical e Biologia de Água Doce e Pesca Interior do INPA. Tem experiência na área de biologia e ecologia de quelônios da Amazônia, além de biodiversidade e biogeografia da herpetofauna da Amazônia. Um dos pioneiros em pesquisas sobre a influência da temperatura de incubação (1979) na determinação do sexo em quelônios, assim como em estudos de vocalização em quelônios aquáticos (2012). Em 2013, estamos inaugurando um novo prédio do Centro de Estudos em Quelônios da Amazônia (CEQUA). Com perspectiva de uma nova fase para estudos sobre condições controlados em cativeiro e laboratório. Atualmente, a Reserva Biológica do Rio Trombetas serve como base de estudos ecológicos de quelônios em ambiente natural. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: amazonia, quelônios, amazonas, conservacao, quelonios, ecologia e herpetofauna.

Referências

ANDRADE, P. C. M. Criação e manejo de quelônios no Amazonas. Manaus: Ibama, ProVárzea. 513 p., 2007.

BUJES, C. Coordenador do Projeto Chelonia-RS, do Departamento de Zoologia do Instituto de Biociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Longevidade dos quelônios. Disponível em: <http://noticias.terra.com.br/educacao/vocesabia/interna>. Acesso: 14 jun. 2017.

CASCAIS, M. G. A.; FACHÍN-TERÁN, A. Educação formal, informal e não formal na educação em ciências. Ciência em tela, v.7, n.2, 1-8p., 2014.

CASCAIS, M. G. A.; FACHÍN-TERÁN, A. Os espaços educativos e a Alfabetização Científica no ensino fundamental. Manaus: Editora e Gráfica Moderna, 2015.

CHASSOT, A. Alfabetização Científica: questões e desafio para a educação. 5 ed. Revisada. Ijuí: Editora Unijuí, 2010.

CUNHA, A. M. O. Ensino de Ecologia em espaços não formais. III CLAE e IXCEB, 10 a 17 de Setembro de 2009. Anais. São Lourenço, MG, 2009.

ERICKSON, F. Qualitative methods in research on teaching. In: Wittrock, M. C. (Ed.), Hanbook of research on teaching. 3 ed. New York: Macmillan Publishing Co, 1986.

GOHN, M. G. Educação não formal, participação da sociedade não civil e estruturas colegiadas nas escolas. Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação, v.14, n.50, p 27/38, 2006.

JACOBUCCI, D.F.C. Contribuições dos espaços não-formais de educação para a formação da Cultura Científica. Em extensão, Uberlândia, v.7, 2008.

LORENZETTI, L.; DELIZOICOV, D. Alfabetização Científica no contexto das séries iniciais. Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências, v.3, n.1 – Jun. Belo Horizonte. 2001. Disponível em: . Acesso em: 14 jun. 2017.

MACIEL, H. M.; FACHÍN-TERÁN, A. O Potencial Pedagógico dos Espaços Não Formais da Cidade de Manaus. Curitiba, PR: CRV, 128p., 2014.

MOREIRA, M. A. Metodologias de Pesquisa em Ensino. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2011.

ROCHA, S. C. B; FACHÍN-TERÁN, A. O uso de espaços não-formais como estratégia para o Ensino de Ciências. Manaus: UEA Edições, 136p., 2010.

VOGT, R. C. Tartarugas da Amazônia. Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia; Amazon Conservation Association. Impresso em Lima, Peru. 104p., 2008.

Downloads

Publicado

03-05-2018

Como Citar

MENEZES, S. B.; TERÁN, A. F.; VOGT, R. C. Alfabetização científica usando o tema dos quelônios amazônicos. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 92–105, 2018. DOI: 10.33238/ReBECEM.2018.v.2.n.1.18792. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/18792. Acesso em: 26 abr. 2024.