Experimentação na educação química: elaboração de sinais em libras para práticas de laboratório

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2018.v.2.n.1.18994
Agências de fomento

Palavras-chave:

Educação Bilingue, Formação de Conceitos Científicos, , Práticas Experimentais

Resumo

Resumo: A Química é uma Ciência com poucos sinais específicos em Língua Brasileira de Sinais para o ensino de pessoas com surdez. Essa barreira de linguagem pode ocasionar obstáculos de aprendizagem aos estudantes surdos. Sendo assim, a presente pesquisa teve como objetivos catalogar verbetes e criar sinais para a utilização em aulas práticas de Química. Para coleta de dados foram levantados os termos na literatura no dicionário ilustrado trilíngue que possuíssem relações com a disciplina de Química, ao qual foram categorizados a partir da Análise de Conteúdo, em função do seu emprego e utilização. Realizou-se a análise quantitativa dos termos mais presentes em roteiros de aulas experimentais, usadas na disciplina de Química Geral e Experimental Ida Licenciatura em Química do IFMS campus Coxim. Sendo elaborados quatro sinais de instrumentos do laboratório de Química que apresentam potencial para serem utilizados em práticas bilíngues, no ensino superior e médio.

Palavras-chave: Educação Bilíngue; Formação de Conceitos Científicos; Práticas Experimentais.

 

Experimentation in chemical education: elaboration signals in libras for laboratory practices

Abstract: Chemistry is a Science with few specific signs in Brazilian Sign Language for teaching deaf people. This language barrier can lead to learning obstacles for deaf students. Thus, the present research had as objectives to catalog entries and to create signals for the use in practical classes of Chemistry. In order to collect data, the terms in the literature in the trilingual illustrated dictionary that had relations with the discipline of Chemistry were categorized from the Content Analysis, according to their use and use. A quantitative analysis of the most present terms was carried out in experimental classes, used in the General Chemistry and Experimental I subject of the Chemistry Degree of the IFMS campus Coxim. Four signs of chemistry laboratory instruments are being developed, which have the potential to be used in bilingual practices in higher and secondary education.

Keywords: Bilingual Education; Formation of Scientific Concepts; Experimental Practices.

 

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Biografia do Autor

Geilson Rodrigues da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduado em Licenciatura Plena em Química pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, foi aluno de iniciação científica PIBIC-CNPq, por quatro anos. Participou do grupo de pesquisa TAQUARI: Estudos e Pesquisas em Ensino, Tecnologias e Desenvolvimento Regional, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul, por dois anos. Atualmente é Mestrando em Ensino de Ciências pelo Programa de Pós- Graduação em Ensino de Ciências pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Atuou na coorientação de projetos de pesquisa para as seguintes Feiras Científicas: Feira de Ciência e Tecnologia de Coxim (FECITECX-IFMS), Feira de Ciências e Inovação da região Norte de Mato Grosso do Sul (FECINORTE- E.E. Viriato Bandeira), Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul (FETECMS-UFMS), Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE-USP). Atua nos seguintes Temas: Ensino de Ciências, Divulgação Científica, Iniciação Científica, Ensino de Astronomia, Ensino de Ciências na Educação Profissional e Química Ambiental

Talina Meirely Nery dos Santos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduada em Licenciatura Plena em Química Pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul,(IFMS) Campus Coxim - MS (2016), foi aluna de iniciação científica PIBIC-CNPq (2011/2012) e Bolsista PIBID-CAPES (2014/2016), onde desenvolveu vários jogos didáticos para Ensino de Química. Atua principalmente nos seguintes temas: Química Analítica e Ensino de Química. Atualmente é Mestranda em Química pela (UFMS) Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Griscele Souza de Jesus, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul

Mestranda em Ensino de Ciências pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS; graduada em Pedagogia com habilitação em Anos Iniciais do Ensino Fundamental - UFMS (2008) com extensão em Tecnologia Assistiva, Projetos e Acessibilidade, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- UNESP (2013) e especialização em Gestão Escolar e Psicopedagogia Clínica e Institucional, pela Universidade Leonardo da Vinci (PR). Pertence ao quadro de servidores públicos efetivos do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul - IFMS, em regime de dedicação exclusiva como professora de Metodologias e Práticas de Ensino, no curso de Licenciatura em Química e Coordenadora do Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Específicas NAPNE. Possui experiência na área de Educação e Tecnologias da Informação e Comunicação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem e formação de professores; Coordenação Pedagógica em Atendimento Educacional Especializado (AEE), atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Especial; Tecnologias Assistivas; Flexibilização Curricular para Educação Especial e Adaptações Pedagógicas; Didática no Ensino de Ciências; Pesquisa em Ensino de Física; Disciplinas Pedagógicas para Licenciatura em Química e Jogos educacionais. Possui ainda formação técnica em Comunicação Social.

Lucas Pereira Gandra, Fundação Educacional de Coxim

Licenciado em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS), foi aluno de Iniciação Científica PIBIC-CNPq por 3 anos e aluno de Iniciação à Docência PIBID-CAPES. Licenciado em Matemática pelo Claretiano. Licenciando em Física pela UNIMES. Especialista em Educação à Distância pela UNOPAR. Mestrando em Ensino de Ciências pela UFMS.É professor de Física, Química e Biologia da Fundação Educacional de Coxim (FEC). Professor de Física e Iniciação Científica da Escola Estadual Viriato Bandeira (E.E.V.B). Professor de Química, Física e Matemática da Escola Santa Teresa. É Responsável Técnico e Tutor das Aulas Práticas dos Laboratórios da UNOPAR Santa Teresa de Coxim e Anhanguera Santa Teresa de São Gabriel do Oeste. Atua principalmente nos seguintes temas: Modelagem para o Ensino de Química, Ensino de Química na Educação Profissional e Iniciação Científica

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Publicado

03-05-2018

Como Citar

DA SILVA, G. R.; DOS SANTOS, T. M. N.; DE JESUS, G. S.; GANDRA, L. P. Experimentação na educação química: elaboração de sinais em libras para práticas de laboratório. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 41–54, 2018. DOI: 10.33238/ReBECEM.2018.v.2.n.1.18994. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/18994. Acesso em: 20 abr. 2024.