A estatística no ciclo de alfabetização: formação continuada e mobilização de conhecimentos para o ensino

Autores

  • Jozeildo Kleberson Barbosa UNISEPE / Mackenzie
  • Maria da Graca Nicoletti Mizukami

DOI:

https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2019.v.3.n.2.22607

Palavras-chave:

Formação de professores, Educação Estatística, Pacto nacional de Alfabetização na Idade Certa, Conhecimento para o Ensino. Formação Continuada.

Resumo


Resumo: Nesse trabalho analisamos a formação continuada oferecida pelo Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) e os avanços nos conhecimentos das professoras cursistas para o ensino da Estatística. Este estudo possui natureza qualitativa. Para nossa investigação realizamos a Análise Documental dos cadernos de formação do Pnaic e dos portfólios de cinco professoras que participaram do curso de formação do Pnaic em 2014, essas docentes atuavam num mesmo município. Os dados que surgiram foram confrontados e explorados com a utilização da Análise do Conteúdo. Verificamos que o Pnaic apresentou uma proposta promissora de formação para o ensino de Estatística. Nos porfólios são perceptíveis os indícios de avanços dos conhecimentos das professoras para o ensino da Estatística. Ao analisarmos o material de formação e os registros das alfabetizadoras nos portfólios observamos que a proposta do Pnaic foi bem recebida pelas docentes. Também são apresentados indícios de desenvolvimento profissional. Palavras-chave: Formação de professores; Educação Estatística; Pacto nacional de Alfabetização na Idade Certa; Conhecimento para o Ensino; Formação Continuada. Statistics in the literacy cycle: continued training and mobilization of knowledge for teaching Abstract: In this paper we analyze the continuing education offered by the National Pact of Literacy in the Right Age (Pnaic) and the advances in the knowledge of female teachers for the teaching of Statistics. This study has a qualitative nature. For our investigation we carried out the Documentary Analysis of the Pnaic training books and the portfolios of five teachers who participated in the Pnaic training course in 2014, these teachers were in the same municipality. The data that emerged was confronted and exploited with the use of Content Analysis. We verified that the Pnaic presented a promising proposal of training for the teaching of Statistics. In the porfólios the indications of advances of the knowledge of the teachers for the teaching of Statistics are perceptible. When analyzing the training materials and the records of the literacy teachers in the portfolios, we observed that the Pnaic proposal was well received by the teachers. There are also indications of professional development. Keywords: Teacher training; Statistical Education; National Pact of Literacy in the Right Age; Knowledge for Teaching; Continuing Education.

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Biografia do Autor

Jozeildo Kleberson Barbosa, UNISEPE / Mackenzie

Doutor em Educação: Currículo (2017), pelo Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP; Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul - Unicsul/SP (2013), formado em Pedagogia (2008), Ciências Contábeis (2012), Matemática (2016) e possui pós-graduação em Psicopedagogia (2011) e Gestão Escolar (2016). É Diretor de Escola e tem experiência como professor de Educação Especial e professor dos anos
iniciais do Ensino Fundamental. Parecerista ad hoc do Boletim online de Educação Matemática - BoEM (UDESC). Vem se dedicando a pesquisas em Formação de Professores, Desenvolvimento Profissional, Currículo, Educação Matemática nos anos iniciais e Avaliação Externa. Atualmente esta realizando estágio de pós-doutorado na Universidade Presbiteriana Mackenzie, no Programa de Pós-graduação em Educação, Arte e História da Cultura, na linha de pesquisa Formação do Educador para a Interdisciplinaridade, sob supervisão da Profa. Dra. Maria da Graça Nicoletti Mizukami. Também vem se especializando na área de gestão de instituições públicas pela UNIFESP.

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Publicado

29-08-2019

Como Citar

BARBOSA, J. K.; MIZUKAMI, M. da G. N. A estatística no ciclo de alfabetização: formação continuada e mobilização de conhecimentos para o ensino. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 355–378, 2019. DOI: 10.33238/ReBECEM.2019.v.3.n.2.22607. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/22607. Acesso em: 11 ago. 2022.

Edição

Seção

Pesquisas em Educação Financeira e Educação Estatística