Uma análise das matemáticas utilizadas nos investimentos em títulos públicos

Autores

  • Paulo Tadeu Gandra Campos Universidade Federal de Viçosa - UFV CAp- Coluni
  • Chang Kuo Rodrigues Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Lucca Moreira Venditti Escola de Engenharia de Lorena - USP

DOI:

https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2019.v.3.n.2.22621
Agências de fomento
CNPq

Palavras-chave:

Educação Matemática, Educação Financeira Escolar, Engenharia Didática, Teoria Antropológica do Didático, Tesouro Direto.

Resumo

Resumo: Este trabalho é fruto de uma pesquisa fomentada pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG), vinculada ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (PIBIC-JR) e tem por objetivo analisar as matemáticas utilizadas em investimentos em Títulos Públicos. Para tal, primeiramente, com o objetivo de ter acesso a essas modalidades de investimentos, pontuamos os procedimentos necessários para a abertura de conta em uma corretora de valores. Em um segundo momento, estudamos as três principais modalidades de investimentos acessados via Tesouro Direto, a saber: Tesouro Selic, Tesouro IPCA e Tesouro Prefixado. Além disso, por meio de simulações e à luz da Teoria Antropológica do Didático, obtivemos informações a respeito dos conteúdos matemáticos por trás de tais investimentos, tais como porcentagem, juros compostos, conversão de taxas e diferentes tipos de rendimentos (bruto, líquido e real). Tudo isso foi feito seguindo a metodologia de pesquisa Engenharia Didática de Artigue. Palavras-chave: Educação Matemática; Educação Financeira Escolar; Engenharia Didática; Teoria Antropológica do Didático; Tesouro Direto. An analysis of the mathematics used in investments in government securities Abstract: This work is the result of a research promoted by the Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG), linked to the Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (PIBIC-JR) and aims to analyze the mathematics used in investments in Government Securities. To do this, first, in order to have access to these types of investments, we outlined the procedures necessary for opening an account in a securities broker. In a second moment, we studied the three main investment modalities accessed through Treasury Direct, namely Treasury Selic, IPCA Treasury and Prefixed Treasury, and, through simulations and in light of the Didactic Anthropological Theory, we obtain information regarding the contents (such as percentage, compound interest, conversion rates and different types of income (gross, net and real). All this was done following Artigue's Didactic Engineering research methodology. Keywords: Financial education; Didactic Engineering; Investments; Anthropological Theory of Didactics; Treasury Direct.

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Biografia do Autor

Paulo Tadeu Gandra Campos, Universidade Federal de Viçosa - UFV CAp- Coluni

É Bacharel e Licenciado em Matemática pela Universidade Federal de Viçosa - UFV (2006), Especializado em Educação Geométrica (2010) e Mestre em Educação Matemática (2014), ambas pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF. Atualmente é professor do Colégio de Aplicação COLUNI da Universidade Federal de Viçosa onde leciona a disciplina de Matemática para a segunda série do Ensino Médio e desenvolve projetos de pesquisa e extensão.

Chang Kuo Rodrigues, Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Plenas pelo Centro Universitário de Brasília (1984), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Santa Úrsula (1999) e doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009). Atualmente é professora colaboradora do programa de Mestrado Profissional em Educação Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Financeira, Educação Estatística, Inclusão, Ensino da Matemática na Educação Básica e Superior.

Lucca Moreira Venditti, Escola de Engenharia de Lorena - USP

Possui ensino-fundamental-primeiro-graupelo Colégio Universitário da Universidade Federal de Viçosa(2017). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática Aplicada.

Aluno do PIBIC-Ensino Médio. Atualmente, aluno da Engenharia de Produção da EEL-USP.

Referências

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SABO, R. D. Saberes Docentes: Análise Combinatória no Ensino Médio. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.

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SILVESTRE, M. Tesouro Direto, A Nova Poupança. 1. ed. Barueri: Faro, 2016.

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Publicado

29-08-2019

Como Citar

CAMPOS, P. T. G.; RODRIGUES, C. K.; VENDITTI, L. M. Uma análise das matemáticas utilizadas nos investimentos em títulos públicos. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 650–668, 2019. DOI: 10.33238/ReBECEM.2019.v.3.n.2.22621. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/22621. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Pesquisas em Educação Financeira e Educação Estatística