Uma análise das matemáticas utilizadas nos investimentos em títulos públicos
DOI:
https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2019.v.3.n.2.22621Palavras-chave:
Educação Matemática, Educação Financeira Escolar, Engenharia Didática, Teoria Antropológica do Didático, Tesouro Direto.Resumo
Resumo: Este trabalho é fruto de uma pesquisa fomentada pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG), vinculada ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (PIBIC-JR) e tem por objetivo analisar as matemáticas utilizadas em investimentos em Títulos Públicos. Para tal, primeiramente, com o objetivo de ter acesso a essas modalidades de investimentos, pontuamos os procedimentos necessários para a abertura de conta em uma corretora de valores. Em um segundo momento, estudamos as três principais modalidades de investimentos acessados via Tesouro Direto, a saber: Tesouro Selic, Tesouro IPCA e Tesouro Prefixado. Além disso, por meio de simulações e à luz da Teoria Antropológica do Didático, obtivemos informações a respeito dos conteúdos matemáticos por trás de tais investimentos, tais como porcentagem, juros compostos, conversão de taxas e diferentes tipos de rendimentos (bruto, líquido e real). Tudo isso foi feito seguindo a metodologia de pesquisa Engenharia Didática de Artigue. Palavras-chave: Educação Matemática; Educação Financeira Escolar; Engenharia Didática; Teoria Antropológica do Didático; Tesouro Direto. An analysis of the mathematics used in investments in government securities Abstract: This work is the result of a research promoted by the Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG), linked to the Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (PIBIC-JR) and aims to analyze the mathematics used in investments in Government Securities. To do this, first, in order to have access to these types of investments, we outlined the procedures necessary for opening an account in a securities broker. In a second moment, we studied the three main investment modalities accessed through Treasury Direct, namely Treasury Selic, IPCA Treasury and Prefixed Treasury, and, through simulations and in light of the Didactic Anthropological Theory, we obtain information regarding the contents (such as percentage, compound interest, conversion rates and different types of income (gross, net and real). All this was done following Artigue's Didactic Engineering research methodology. Keywords: Financial education; Didactic Engineering; Investments; Anthropological Theory of Didactics; Treasury Direct.Downloads
Referências
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