A inter-relação entre a estatística e a probabilidade: um estudo sobre os conhecimentos de professores de matemática do ensino médio sobre a curva normal
DOI:
https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2019.v.3.n.2.22623Palavras-chave:
Estatística, Probabilidade, Curva Normal, Conhecimentos e Competências Didático-Matemáticas, Formação de ProfessoresResumo
Resumo: No presente texto, são discutidos os resultados parciais de um estudo que propõe uma investigação sobre os conhecimentos didático-matemáticos de professores de Matemática do Ensino Médio relativos à relação mútua entre a Estatística e a Probabilidade por meio da Curva Normal. Para tanto, esse estudo está fundamentado no modelo teórico de Conhecimentos e Competências Didático-Matemáticos do professor – CCDM, desenvolvido no âmbito da teoria do Enfoque Ontossemiótico. Apresentaremos aqui uma discussão sobre os conhecimentos de três professores de Matemática do Ensino Médio da rede pública da Educação Básica do estado de Pernambuco. A coleta de dados consistiu na aplicação de um questionário diagnóstico composto por seis questões. Os resultados apontam que os professores apresentam lacunas sobre os conhecimentos matemáticos e didáticos para o trabalho com a Curva Normal nesta etapa de escolaridade, na perspectiva de uma mobilização articulada entre os conceitos estatísticos e probabilísticos abarcados por esse modelo matemático. Palavras-chave: Estatística; Probabilidade; Curva Normal; Conhecimentos e Competências Didático-Matemáticas; Formação de Professores. The inter-relationship between statistics and probability: a study on the teachers knowledge of middle school mathematics on the normal curve Abstract: In the present text, we discuss the partial results of a study that proposes an investigation on the didactic-mathematical knowledge of teachers of Mathematics of Secondary Education relative to the mutual relation between Statistic and Probability through the Normal Curve. Therefore, this study is based on the theoretical model of knowledge and competences Didactic-Mathematics of the teacher - CCDM developed within the scope of Ontossemiotic Approach theory. We will present here a discussion about the knowledge of three teachers of Mathematics of the High School of the public network of Basic Education of the state of Pernambuco. Data collection consisted of the application of a diagnostic questionnaire composed of six questions. The results show that teachers present incipient mathematical and didactic knowledge to work with the normal curve in this stage of schooling, in the perspective of an articulated mobilization between the statistical and probabilistic concepts covered by this mathematical model. Keywords: Statistic; Probability; Normal Curve; Knowledge and Skills Didactic-Mathematics; Teacher training.Downloads
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