Atividades sobre a tabela SAC em uma proposta de educação financeira por meio da resolução de problemas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2019.v.3.n.2.22630
Agências de fomento

Palavras-chave:

Resolução de Problemas, Educação Financeira, Matemática Financeira, Tabela SAC.

Resumo

Resumo: Neste artigo apresentamos algumas atividades de Matemática Financeira que podem promover o exercício da Educação Financeira, à partir do momento que estudantes do Ensino Médio têm contato com o Sistema de Amortização Constante (SAC). Para alcançarmos nosso objetivo, de promover uma Educação Financeira de forma significativa, adotamos a metodologia da Resolução de Problemas, por meio de elementos do cotidiano econômico-financeiro, em atividades relacionadas a alguns conteúdos do Ensino Médio. A análise de erros utilizada nas situações-problemas apresentadas possibilitou o mapeamento dos fatores que causam entrave ao trabalho com Resolução de Problemas, possibilitando caminhar da simples manipulação de padrões da Matemática Financeira para uma nova postura do professor e do estudante no enfrentamento de situações com reflexão e construção de cidadania, vivenciando na escola questões reais. Palavras-chave: Resolução de Problemas; Educação Financeira; Matemática Financeira; Tabela SAC. SAC table activities in a proposal for financial education through troubleshooting Abstract: In this article we present some activities of Financial Mathematics that can promote the exercise of Financial Education, since high school students have contact with the Constant Amortization System (SAC). In order to achieve our goal of significantly promoting Financial Education, we adopted the Problem Solving methodology, through elements of economic and financial daily life, in activities related to some High School content. The error analysis used in the presented problem situations allowed the mapping of the factors that cause obstacles to the work with Problem Solving, making it possible to move from the simple manipulation of Financial Mathematics patterns to a new posture of the teacher and the student in facing situations with reflection. And citizenship building, experiencing real issues at school. Keywords: Troubleshooting; Financial Education; Financial Math; Table SAC.

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Biografia do Autor

Clístenes Lopes da Cunha, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, (CEFET/MG)

Graduado em Matemática (Licenciatura) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, 2000-2004). Atualmente professor de Matemática do Ensino Básico Técnico e Tecnológico do CEFET MG, Campus I e II. Pós-graduado em Educação Matemática - PREPES - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC MG, 2008-2010). Mestre em Educação Matemática - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC MG, 2011-2014). Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Informática e Metodologia para o Ensino de Matemática, GRUPIMEM, pela PUC-MG e Grupo de Pesquisa em Matemática e Tecnologia, MATTEC (Metodologias de ensino da matemática para a EPT), pelo CEFET-MG.

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Publicado

29-08-2019

Como Citar

CUNHA, C. L. da; LAUDARES, J. B. Atividades sobre a tabela SAC em uma proposta de educação financeira por meio da resolução de problemas. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 440–459, 2019. DOI: 10.33238/ReBECEM.2019.v.3.n.2.22630. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/22630. Acesso em: 13 out. 2024.

Edição

Seção

Pesquisas em Educação Financeira e Educação Estatística