Educação financeira: contextualizando e dialogando com conceitos matemáticos no ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2019.v.3.n.2.22637Palavras-chave:
Educação Financeira, Ensino Fundamental, Educação Matemática Critica, Cenários para Investigação.Resumo
Resumo: Este estudo trata de um relato de uma oficina sobre Educação Financeira que teve como objetivo aproximar os estudantes do ensino fundamental de conceitos financeiros a partir da contextualização, da reflexão de situações sugeridas e de organização orçamentaria. Buscou-se responder a seguinte questão: Quais são as possibilidades de aprendizagem sobre a Educação Financeira no 9º ano do ensino fundamental no âmbito de uma oficina escolar? A luz da metodologia qualitativa buscou-se estudar as potencialidades das tarefas propostas na oficina. Os resultados observados apontam a contuibuição proveniente de reflexões a respeito de temas monetários com alunos do ensino fundamental. Palavras-chave: Educação Financeira; Ensino Fundamental; Educação Matemática Critica. Financial education contextualizing and dialoguing with mathematical concepts in elementary school Abstract: This study refers to the outcome of a Financial Education workshop with the objective of bringing the elementary school students closer to financial concepts from contextualization, reflection on suggested situations and budget organization. We sought to answer the following question: What are the possibilities for learning about Financial Education in the 9th year of elementary school within a school workshop? The study based on qualitative methodology and aimed to study the potential of the tasks of this workshop. The observed results point out how constructive it is to propose reflections on monetary issues for elementary school students Keywords: Financial education; Elementary School; Critical Mathematics Education.Downloads
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