Expondo os índices de permanência e continuidade na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I em cursos de engenharia na UNESP– Câmpus de Guaratinguetá
DOI:
https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2019.v.3.n.3.23755Resumo
Resumo: Este texto apresenta resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi estudar como se mostram os índices de permanência e continuidade, na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I, na Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho, UNESP – Câmpus de Guaratinguetá. Justificamos a escolha do tema por sua relevância e pelos altos índices de reprovação e evasão que comumente ocorrem nessa disciplina. Os dados foram constituídos entre os anos de 2013 e 2016. Orientados pela interrogação “como estão os índices de permanência e continuidade na disciplina de CDI - I nos cursos de engenharia da FEG/UNESP?, nossa intenção é expor os dados e nossas considerações de modo a subsidiar futuras pesquisas ou ações voltadas para o ensino da disciplina, não se registrindo a este contexto em que a investigação se desenvolve, mas avançando para outros contextos mais abrangentes, permitindo um pensar sobre novas metodologias e abordagens de ensino que sejam capazes de romper o status quo do ensino de Cálculo Diferencial e Integral.
Palavras-chave: Cálculo Diferencial e Integral; Educação Matemática; Ensino Superior; Índices de Permanência e Continuidade.
A study on permanence and continuity indices in Differential and Integral Calculation I in engineering courses at UNESP - Guaratinguetá Campus
Abstract: This paper presents results of a research whose objective was to study how to show the indices of permanence and continuity in the discipline of differential and integral calculus I, at Unesp - Campus de Guaratinguetá. We justify the choice of the theme for its relevance and the high rates of retention and dropout that commonly occur in this discipline. The data were constituted between 2013 and 2016. uided by the question “how are the indices of permanence and continuity in the discipline of CDI - I in engineering courses at FEG / UNESP?”, our intention is to expose the data and considerations in order to support future research or actions aimed at teaching this discipline, not restricting itself to this context in which research develops, but advancing to a broader context, allowing one to think about new teaching methodologies and approaches that are able to break the status quo of differential and integral calculus teaching.
Keywords: Differential and integral calculus; Mathematics education; University education; Permanence and Continuity Indices.
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