Educação Matemática: um olhar histórico-epistemológico

Autores

  • Francieli Cristina Agostinetto Antunes
  • Lisiane Cristina Amplatz
  • Maykon Jhonatan Schrenk
  • Sibeli Mallmann Pacheco

DOI:

https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2020.v.4.n.1.24069
Agências de fomento

Resumo

Resumo: Este texto é resultado de reflexões referentes ao tema “Educação Matemática como campo de pesquisa e profissional” em que, motivados por entender o que a compõe e como essas discussões foram se modificando ao longo do tempo, nos dedicamos a uma pesquisa bibliográfica não exaustiva para compreender o processo de construção deste campo de conhecimento, em âmbito nacional e internacional. Este estudo nos proporcionou conhecer como ocorreu a construção desta área e quais aspectos foram fundamentais em sua constituição como campo de pesquisa e profissional até os dias atuais. Além disso, ressaltamos a importância de manter vínculos entre educadores matemáticos e matemáticos, bem como entre pesquisadores e professores de Matemática, a fim de constituir uma área, profissional e acadêmica, cujos esforços estejam voltados para a produção de práticas que beneficiem o processo de ensino e aprendizagem da Matemática.

Palavras-chave: Educação Matemática; Campo Científico; Campo Profissional; Formação Docente.

 

Mathematical Education: a historical-epistemological look

Abstract: This text is the result of reflections regarding “Mathematics Education as a field of research and professional” in which, motivated to understand what makes it up and how these discussions have changed over time, we dedicate ourselves to a non-exhaustive bibliographical research to understand the process of construction of this field of knowledge at the international and national levels. This study allowed us to know how the construction of this area occurred and what aspects were fundamental in its constitution as a field of research and professional up to the present day. In addition, we emphasize the importance of maintaining the links between mathematical and mathematical educators, as well as between researchers and Mathematics teachers, in order to constitute an area, professional and academic, whose efforts are focused on the production of practices that benefit the process of teaching and learning mathematics.

Keywords: Mathematics Education; Scientific Field; Professional Field; Teacher Formation.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BICUDO, M. A. V. Pesquisa em Educação Matemática. Pro-posições, v. 4, n. 1, p. 18-23. São Paulo, 1993.

BURAK, D.; KLÜBER, T. E. Educação Matemática: contribuições para a compreensão da sua natureza. Acta Scientiae, Canoas, v. 10. n. 2, p. 93-106, jul./dez. 2008.

CARVALHO, J. S. F. de. Os ideais da formação humanista e o sentido da experiência escolar. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 43, n. 4, p. 1023-1034, out./dez., 2017.

FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. 1. ed. Campinas: Autores Associados, 2006.

FRANCO, H. Jr. História das Civilizações. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1976.

GODOY, K. V. O papel e contribuições matemáticas das sociedades científicas do norte da Inglaterra em fins do século XVIII. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 19., 2015. Anais... Juiz de Fora. Disponível em: http://www.ufjf.br/ebrapem2015/files/2015/10/gd5_Kleyton_Godoy.pdf. Acesso em 05 jan. 2019.

HESSEN, J. A Origem do Conhecimento. In: HESSEN, Prof. Johannes. A Origem do Conhecimento. 7. ed. Coimbra/ Portugual; Armênio Amado, 1980. p. 58-85.

HIGGINSON, W. On The foundations of Mathematics Education. FLM Publishing Association Montreal Quebec Canada. For the learning of Mathematic. 1980.

KILPATRICK, J. Fincando Estacas: Uma tentativa de demarcar a Educação Matemática como campo profissional e científico. Tradução: Rosana G. S. Miskulin; Cármen Lúcia B. Passos; Regina C. Grando e Elisabeth A Araújo. Revisão Dario Fiorentini. Zetetiké, Campinas, v. 4, n. 5, p. 99-120, jan./jun. 1996.

LORENZONI, H. O. O Eclético. XI Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação SEPesq, São Paulo. 2015.

MIGUEL, A.; D’AMBROSIO, U; GARNICA, A.; IGLIORI, S. B. C. A. Educação matemática: breve histórico, ações implementadas e questões sobre sua disciplinarização. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, v. 27, p. 70-210. 2004.

OXENDEN, Ashton–1862-1902. Mundanismo. Ashton Oxenden Tradução, adaptação e edição por Silvio Dutra – Rio de Janeiro, 2017.

RIUS, E. B. La Educación matemática: Uma reflexión sobre su naturaleza y sobre su metologia. Educación Matemática. v. 1, n. 2, ago. 1989.

VALENTE, W. R. Euclides Roxo e história da educação matemática no Brasil. UNIÓN Revista Iberoamericana de Educacion Matemática. n. 1. p. 89-94, mar. 2005.

WIELEWSKI, G. D. O Movimento da Matemática Moderna e a Formação de Grupos de Professores de Matemática no Brasil. 2008. Disponível em: http://www.apm.pt/files/_Co_Wielewski_4867d3f1d955d.pdf. Acesso em: 03 fev. 2020. p. 1-10.

Downloads

Publicado

06-05-2020

Como Citar

AGOSTINETTO ANTUNES, F. C.; AMPLATZ, L. C.; SCHRENK, M. J.; PACHECO, S. M. Educação Matemática: um olhar histórico-epistemológico. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 23–36, 2020. DOI: 10.33238/ReBECEM.2020.v.4.n.1.24069. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/24069. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Estudos