O lúdico e o ensino de ciências: reflexões sobre a gincana “compartilhando o conhecimento” no âmbito do programa residência pedagógica

Autores

  • Vanusia Costa Ferreira DISCENTE DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO, CAMPUS BURITICUPU
  • Antônia Vilma Matias de Sousa DISCENTE DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO, CAMPUS BURITICUPU
  • Leudimar do Nascimento Viana DOCENTE DA UNIDADE INTEGRADA MANOEL CAMPOS SOUSA
  • Elson Silva de Sousa INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO - CAMPUS BURITICUPU.
  • Jesuino da Silva Costa Martins INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO - CAMPUS BURITICUPU.

DOI:

https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2020.v.4.n.3.25163
Agências de fomento
Capes - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Palavras-chave:

Ensino de ciências, lúdico, Aprendizagem

Resumo

Resumo: Diante das dificuldades envolvidas no Ensino de Ciências e a necessidade de abordagens lúdicas para facilitar o processo de ensino e aprendizagem, este artigo apresenta de forma sucinta um relato de experiência vivenciada pelos pesquisadores durante a aplicação de uma gincana intitulada “compartilhando o conhecimento” realizada com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental da Unidade Integrada Manoel Campos Sousa no município de Bom Jesus das Selvas – MA. A proposta foi desempenhada no âmbito do Programa Residência Pedagógica em maio de 2019. Os resultados apontam para a eficácia da proposta e demonstram a importância do uso dessas ações para proporcionar aos discentes de forma prazerosa o desenvolvimento da socialização, além de habilidades cognitivas.

Palavras-chave: Ensino de Ciências; Lúdico; Ensino e Aprendizagem.

 

Play and science teaching: reflections on the gincana “sharing knowledge” in the framework of the pedagogical residence program

Abstract: Because the difficulties involved in Science Teaching and the need for playful approaches to facilitate the teaching and learning process, this article succinctly presents an account of the experience lived by researchers during the application of a contest called “sharing knowledge” carried out with 6th-year students of Elementary School at the Manoel Campos Sousa Integrated Unit in the municipality of Bom Jesus das Selvas - MA. The proposal was carried out within the scope of the Pedagogical Residency Program in May 2019. The results point to the effectiveness of the proposal and demonstrate the importance of using these actions to provide students with pleasure in the development of socialization, in addition to cognitive skills.

Keywords: Science teaching; Playful; Teaching and Learning.

 

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Publicado

28-09-2020

Como Citar

FERREIRA, V. C.; SOUSA, A. V. M. de; VIANA, L. do N.; SOUSA, E. S. de; MARTINS, J. da S. C. O lúdico e o ensino de ciências: reflexões sobre a gincana “compartilhando o conhecimento” no âmbito do programa residência pedagógica. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 4, n. 3, p. 499–509, 2020. DOI: 10.33238/ReBECEM.2020.v.4.n.3.25163. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/25163. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Relato de Experiência