Atividades de divulgação científica sobre exoplanetas
DOI:
https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2021.v.5.n.2.26865Palavras-chave:
Astronomia, Ensino de Física, Divulgação da Ciência, Detecção de Exoplanetas.Resumo
Resumo: Este trabalho investigou os resultados e impactos de atividades de divulgação científica sobre a ciência dos exoplanetas, ocorridas em 2018, junto a alunos de quatro escolas de educação básica situadas em municípios do litoral norte paulista. Essas ações permitiram que os alunos adquirissem melhor compreensão acerca dos conceitos apresentados sobre exoplanetas e procuraram incentivar o aprofundamento no estudo de áreas da astronomia. Para a elaboração das apresentações estudou-se tanto o estado atual dos conhecimentos científicos sobre exoplanetas, quanto o modo como o trabalho didático com temas de astronomia pode ser efetuado a alunos dos ensinos fundamental e médio. Nas apresentações foram usados diferentes recursos que procuraram tornar mais compreensíveis os conceitos científicos envolvidos e as técnicas de detecção de exoplanetas. Em particular, considerou-se o caráter interdisciplinar da ciência dos exoplanetas, bem como, conhecimentos relacionados à história da astronomia.
Palavras-chave: Astronomia; Ensino de Física; Divulgação da Ciência; Detecção de Exoplanetas.
Scientific dissemination activities on exoplanets
Abstract: This work investigated the results and impacts of scientific dissemination activities on the science of exoplanets, which took place in 2018, with students from four schools of basic education located in municipalities on the north coast of São Paulo. These actions allowed students to gain a better understanding of the concepts presented about exoplanets and sought to encourage further study in areas of astronomy. For the elaboration of the presentations, it was studied both the current state of the existing scientific knowledge about exoplanets, as well as the way the didactic work with astronomy themes can be carried out with elementary and high school students. In the presentations, different resources were used to make the scientific concepts involved and the techniques for detecting exoplanets more understandable. In particular, the presentations considered the interdisciplinary nature of the science of exoplanets, as well as knowledge related to the history of astronomy.
Keywords: Astronomy; Physics Teaching; Dissemination of Science; Exoplanet Detection.
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