A importância do Pibid na formação de professores: narrativas sobre as primeiras experiências de licenciandos em ciências biológicas
DOI:
https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2021.v.5.n.2.27086Palavras-chave:
Narrativa autobiográfica, Espaço Tridimensional, Cotidiano Escolar.Resumo
Resumo: Buscamos analisar experiências de licenciandos em Ciências Biológicas de duas IES para compreender como a experiência na participação no Pibid contribui para a formação inicial de professores, considerando as dimensões do Espaço Tridimensional, tais como o tempo, espaço, pessoal e social. Realizamos a Análise de Conteúdo das narrativas elaboradas por 18 pibidianos em dois períodos de participação (10 e 18 meses). Observamos: os pibidianos adentram a escola, com sentimentos que perpassam o medo, mas também, com o sentimento de querer contribuir com a aprendizagem dos alunos; apresentaram momentos de superação das inseguranças iniciais do ser professor e demonstraram crescimento pessoal e social. Consideramos que o Pibid oportunizou o contato com a complexidade escolar, permitindo o desenvolvimento de dimensões importantes para o trabalho docente.
Palavras-chave: Espaço Tridimensional; Cotidiano Escolar; Educação Básica.
The importance of Pibid in teacher's education: narratives about the first experiences of students in the education program with a science specialization
Abstract: We seek to analyze experiences of Biological Sciences undergraduates from two Universities to understand how participating in Pibid contributes to their initial teacher education, considering the dimensions of the Three-dimensional Space such as time, space, personal and social. We executed the Content Analysis of the narratives elaborated by 18 pibidians in two participation periods (10 and 18 months). We observed: Pibidians enter the school with feelings that permeate fear, in addition to wanting to contribute to the students' learning; They presented moments of overcoming insecurities and demonstrated personal and social growth. We consider that Pibid provided the opportunity for contact with school complexity, allowing development of important dimensions for the teaching work.
Keywords: Three-dimensional Space; School Life; Basic Education.
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