O ensino de termologia por meio de uma atividade lúdica:

o jogo do autódromo

Autores

  • Alerf de Paula Dornel Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Cariacica
  • Lucas Figueiredo Matos Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Cariacica
  • Marconi Frank Barros Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Cariacica
  • Cleiton Kenup Piumbini Núcleo de Estruturação do Ensino de Física (NEEF) - Coordenadoria de Física - Mestrado em Ensino de Física - Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Cariacica
  • Luiz Otavio Buffon Núcleo de Estruturação do Ensino de Física (NEEF) - Coordenadoria de Física - Mestrado em Ensino de Física - Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Cariacica https://orcid.org/0000-0002-8283-2550

DOI:

https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2022.v.6.n.1.27534
Agências de fomento
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Instituto Federal do Espírito Santo - IFES - Campus Cariacica

Palavras-chave:

Ensino de Física, Terminologia, Atividade lúdica, Jogo do Autódromo

Resumo

Este artigo consiste num relato de experiência realizado durante o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) de um Curso de Licenciatura em Física. A intervenção ocorreu no final do primeiro trimestre de 2019, numa turma de 2º ano do Ensino Médio de uma Escola pública estadual. A metodologia adotada foi uma atividade lúdica, na forma de um jogo denominado Autódromo, com o objetivo de revisar o conteúdo de Termologia. Durante a aplicação constatamos a motivação e o engajamento dos alunos proporcionados pela atividade lúdica e também a importância de se propor atividades relacionadas a parte mais conceitual e contextualizada da Física. Acreditamos, que a intervenção conseguiu reduzir o grau de rejeição dos alunos para com a disciplina de Física, indicando possível melhora do aprendizado.

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Biografia do Autor

Alerf de Paula Dornel, Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Cariacica

Licenciado em Física e Mestrando em Ensino de Física pelo Instituto Federal do Espírito Santo – Campus
Cariacica, Cariacica, Espírito Santo, Brasil. E-mail: alerfpdornell@gmail.br

Lucas Figueiredo Matos, Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Cariacica

Licenciando em Física pelo Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Cariacica, Cariacica, Espírito
Santo, Brasil. E-mail: matoslucas140800@gmail.com.

Marconi Frank Barros, Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Cariacica

Mestre em Ensino de Física pela Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória. Professor da Escola
EEEFM Maria Ortiz- SEDU, Vitória, Espírito Santo, Brasil. E-mail: marconibarros05@gmail.com.

Cleiton Kenup Piumbini, Núcleo de Estruturação do Ensino de Física (NEEF) - Coordenadoria de Física - Mestrado em Ensino de Física - Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Cariacica

Doutor em Física pela Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória. Professor do Instituto Federal do
Espírito Santo – Campus Cariacica - NEEF (Núcleo de Estruturação do Ensino de Física) - Coordenadoria
de Física, Cariacica, Espírito Santo, Brasil. E-mail: cleiton.kenup@Ifes.edu.br.

Luiz Otavio Buffon, Núcleo de Estruturação do Ensino de Física (NEEF) - Coordenadoria de Física - Mestrado em Ensino de Física - Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Cariacica

 Doutor em Física pela Universidade de São Paulo. Professor do Instituto Federal do Espírito Santo –
Campus Cariacica - NEEF (Núcleo de Estruturação do Ensino de Física) - Coordenadoria de Física,
Cariacica, Espírito Santo, Brasil. E-mail:buffon@ifes.edu.br.

Referências

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Publicado

03-05-2022

Como Citar

DORNEL, A. de P.; MATOS, L. F.; BARROS, M. F.; PIUMBINI, C. K.; BUFFON, L. O. O ensino de termologia por meio de uma atividade lúdica: : o jogo do autódromo. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 133–146, 2022. DOI: 10.33238/ReBECEM.2022.v.6.n.1.27534. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/27534. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Relato de Experiência