Análise de uma experiência formativa sobre o conceito de vida à luz dos fundamentos da teoria da autopoiese
DOI:
https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2022.v.6.n.1.28212Palavras-chave:
Ensino de Ciências e Biologia; Formação de Professores; Organização Autopoiética; Epistemologia da Biologia.Resumo
Neste artigo é analisado um curso de extensão universitária direcionado a professores de Ciências e Biologia em formação e em exercício, cujo objetivo foi aproximá-los da problemática relacionada à definição de vida na Biologia. Referenciado na teoria da autopoiese, foi organizado e ministrado um curso de curta duração em que se realizou uma pesquisa de natureza interventiva, que contou com um corpus de análise constituído a partir das produções escritas e orais dos cursistas, posteriormente submetidas à Análise Textual Discursiva. Os resultados apontaram que o conceito de vida é um assunto complexo e de dificil abordagem no ensino de Ciências e Biologia, porém, a incursão inicial aos fundamentos da teoria da autopoiese pareceu favorecer a reflexão sobre a relevância de uma abordagem mais integrada e sistêmica sobre o fenômeno da vida, sugerindo potenciais contribuições da introdução de questões da Epistemologia da Biologia na formação de professores de Ciências Naturais.
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