Contribuições de uma oficina sobre geometria do táxi na formação de professores que ensinam Matemática

entre descobertas, aprendizagens e prática docente

Autores

  • Renan Oliveira Altoé Instituto Federal do Espírito Santo
  • Jéssica Mistura Zanon Faculdade Venda Nova do Imigrante (Faveni)
  • Beatriz Moreira Pereira Instituto Federal do Espírito Santo
  • Sebastião Berçaco Gussani Instituto Federal do Espírito Santo
  • Vitor Berçaco Cecotti Instituto Federal do Espírito Santo

Palavras-chave:

Educação Matemática, Ensino de Matemática, Educação Básica

Resumo

Este trabalho apresenta as contribuições da oficina “Geometria do Táxi: teoria e prática” para a formação de professores que ensinam matemática, ministrada no Seminário Nacional da Licenciatura em Matemática (VIII SEMAT), do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), campus Cachoeiro de Itapemirim – ES. De natureza qualitativa, os dados foram produzidos por meio de um questionário, com perguntas abertas, respondido pelos participantes. As análises apontaram que a oficina possibilitou descobertas, aprendizagens e práticas docentes no campo da Geometria, contribuindo na formação e atuação profissional dos participantes, bem como despertou seus interesses em buscarem novos conhecimentos relativos importância da presença da Geometria do Táxi no ensino de matemática

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Biografia do Autor

Jéssica Mistura Zanon, Faculdade Venda Nova do Imigrante (Faveni)

Mestra em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

Beatriz Moreira Pereira, Instituto Federal do Espírito Santo

Licencianda em Matemática pelo Instituto Federal do Espírito Santo, campus Cachoeiro de Itapemirim - ES.

Sebastião Berçaco Gussani, Instituto Federal do Espírito Santo

Licenciando em Matemática pelo Instituto Federal do Espírito Santo, campus Cachoeiro de Itapemirim - ES

Vitor Berçaco Cecotti, Instituto Federal do Espírito Santo

Licenciando em Matemática pelo Instituto Federal do Espírito Santo, campus Cachoeiro de Itapemirim - ES

Referências

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Publicado

26-08-2022

Como Citar

ALTOÉ, R. O.; ZANON, J. M.; PEREIRA, B. M.; GUSSANI, S. B. .; CECOTTI, V. B. Contribuições de uma oficina sobre geometria do táxi na formação de professores que ensinam Matemática: entre descobertas, aprendizagens e prática docente. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 193–216, 2022. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/28376. Acesso em: 9 maio. 2024.

Edição

Seção

Pesquisa