Um estudo sobre a base nacional comum curricular (BNCC) a partir dos pressupostos teóricos da abordagem ciência-tecnologia-sociedade-ambiente (CTSA)

Autores

  • Daniele Javarez de Oliveira
  • Taniamara Vizzotto Chaves

DOI:

https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2021.v.5.n.3.28509

Resumo


A BNCC Ensino Médio, homologada em 2018 pelo Ministério da Educação, pressupõe a reorganização do currículo e das metodologias de trabalho dos professores. Para responder se “A Área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, presente na BNCC, traz em seus pressupostos indicações que vão ao encontro de uma educação baseada na abordagem CTSA?” Esta pesquisa, de caráter qualitativo, utilizou de análise de conteúdo de materiais para mostrar como é contextualizado a abordagem CTSA nas literaturas voltadas para o ensino de Física, do Ensino Médio, verificar qual a contribuição da BNCC para o aprendizado de Física, e analisar como a BNCC relaciona aspectos de CTSA para o Ensino de Física. Com o estudo, evidenciou-se que o documento da BNCC apresenta conteúdos curriculares mínimos, deixando a liberdade de escolha a cargo do professor junto à escola. Também se percebem aproximações entre os pressupostos da BNCC com a abordagem CTSA.

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Publicado

28-12-2021

Como Citar

JAVAREZ DE OLIVEIRA, D. .; VIZZOTTO CHAVES, T. Um estudo sobre a base nacional comum curricular (BNCC) a partir dos pressupostos teóricos da abordagem ciência-tecnologia-sociedade-ambiente (CTSA). Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 5, n. 3, p. 631–656, 2021. DOI: 10.33238/ReBECEM.2021.v.5.n.3.28509. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/28509. Acesso em: 24 jan. 2022.

Edição

Seção

Pesquisa