O uso do disco de frações: uma experiência com operações sobre frações com uma aluna do 6° ano no município de Canaã dos Carajás – PA

Autores

  • Itamar dos Santos Fonseca
  • Antônio de Oliveira Marques
  • Mauro Sérgio Santos de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2021.v.5.n.3.28518

Resumo


Diante do momento que a educação vivencia, devido à Pandemia de covid-19, da maneira que teve que adaptar o ensino ao isolamento social. Este trabalho foi elaborado por dois estudantes do 4° ano do curso de Matemática da Universidade Estadual do Pará (UEPA). O objetivo foi auxiliar o aprendizado de uma aluna do ensino fundamental II no município de Canaã dos Carajás - PA. O assunto abordado por este relato é o manuseio do disco de frações. Para vários estudiosos, o manuseio de materiais concretos pode aproximar os alunos do saber matemático e criar uma relação de aprendizagem eficaz. A ministração do conteúdo ocorreu em dois momentos, presencialmente e na residência da aluna. No primeiro momento, houve a explicação do assunto em um quadro branco e, no segundo, foi trabalhado o conteúdo com o auxílio do disco. Ao final de cada aula foi aplicado um questionário de 25 questões.

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Publicado

28-12-2021

Como Citar

DOS SANTOS FONSECA, I.; DE OLIVEIRA MARQUES, A. .; SANTOS DE OLIVEIRA, M. S. O uso do disco de frações: uma experiência com operações sobre frações com uma aluna do 6° ano no município de Canaã dos Carajás – PA. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 5, n. 3, p. 657–672, 2021. DOI: 10.33238/ReBECEM.2021.v.5.n.3.28518. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/28518. Acesso em: 24 jan. 2022.

Edição

Seção

Relato de Experiência