A transposição didática no âmbito do saber ensinado
reflexão sobre o ensino a partir da série Anne with an e
Palavras-chave:
Prática Pedagógica, Alfabetização Científica e Tecnológica, Ensino de CiênciasResumo
Esta pesquisa analisou o processo de transposição didática no âmbito do saber ensinado nas cenas da série televisiva Anne with an E. Da trama, coube selecionar a exposição de dois paradigmas educacionais: um pautado na educação tradicional conservadora; outro por estratégias inovadoras. Problematizou qual o melhor modo de se fazer a transposição didática dos conteúdos curriculares no ensino de Ciências. A abordagem metodológica foi a qualitativa e documental. A relação entre as cenas da série e o saber ensinado permitiu discussões em torno de como os conteúdos são abordados em sala de aula, como o aluno é incluído ou excluído em um sistema escolar, e a imposição de atividades e conteúdos não contextualizados e fragmentados. A pressuposição foi considerar as metodologias que instiguem a alfabetização científica e tecnológica dos estudantes, contribuindo para o posicionamento reflexivo e crítico em relação ao desenvolvimento científico e tecnológico e suas repercussões à sociedade.
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Referências
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